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RUMO À PRAIA
Nova pista da Imigrantes deve reduzir congestionamento, mas haverá lentidão na Padre Manoel da Nóbrega
Motorista enfrentará "gargalo" no litoral
DA REPORTAGEM LOCAL
Quase 27 anos após a abertura
da primeira pista da Imigrantes,
os 21 km da segunda pista vão aumentar em 65% a capacidade do
sistema: de 8.500 veículos/hora,
ele passa a suportar 14 mil/hora.
A ampliação do potencial vai reduzir a duração da viagem e os
congestionamentos, mas não vai
acabar de vez com a lentidão da
viagem por causa dos "gargalos"
na capital e no litoral paulista.
"Vai existir engarrafamento?
Vai. O gargalo da serra será aberto. Mas existem gargalos antes e
depois", diz Hamilton Amadeo,
diretor de operações da Ecovias.
A média de engarrafamentos,
que hoje varia de 200 a 300 horas
anuais, cairá para até 30 horas
-concentradas no Réveillon e no
Carnaval. Uma viagem ao litoral
em períodos críticos, que demorou até cinco horas nos últimos
feriados, não deve passar de duas.
O pico de veículos para a temporada 2002/03 será no dia 31,
quando são esperados 180 mil no
sistema Anchieta-Imigrantes
-sendo 10.500 das 15h às 16h. A
quantidade supera em 20% a do
atual recorde de descida: 149 mil
em um dia do Carnaval de 2001.
Do Natal ao Réveillon, a Ecovias
projeta um fluxo de até 1,2 milhão
de veículos em direção à Baixada
Santista -20% da frota paulistana. O recorde, desde que as estradas foram concedidas à iniciativa
privada, é de 924 mil, em 1998.
Próxima década
A expectativa da concessionária
é que, entre 2009 e 2011, os congestionamentos voltarão à situação atual nos picos. Há projetos
para a construção de uma terceira
pista da Imigrantes, mas que ainda não é discutida no governo.
O principal problema de lentidão, na avaliação da Ecovias, será
na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, do km 274 ao km 320.
A necessidade de duplicação do
trecho só foi identificada após a
concessão -não havia previsão
de obras sob responsabilidade do
Estado nem da Ecovias. As duas
partes acertaram a realização de
uma terceira faixa reversível do
km 274 ao km 280 para ampliar a
capacidade da via de 4.300 para
5.000 veículos/hora. A concessionária, porém, defende a construção de mais uma pista, que permitiria um fluxo de 7.000/hora.
Em São Paulo, a preocupação é
com os gargalos da volta, no acesso da Imigrantes ao viaduto Aliomar Baleeiro e à av. Abraão de
Moraes. O superintendente de
operações da CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego),
Eduardo Macabeli, já encomendou um estudo para as mudanças
em semáforos.
(ALENCAR IZIDORO)
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