São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

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Velocidade máxima será de 80 km/h

DA REPORTAGEM LOCAL

A nova Imigrantes vai funcionar com uma série de restrições para minimizar os riscos de acidentes: será proibida para caminhões e veículos com produtos perigosos; a velocidade máxima permitida será de 80 km/h, inferior à das marginais Pinheiros e Tietê -90 km/h; os veículos deverão manter os faróis acesos em toda a extensão; haverá um radar móvel de controle da velocidade a cada 3,5 km; e a sinalização será ostensiva, com painéis, cancelas e semáforos emergenciais para informar interferências na pista.
As preocupações com a segurança foram traçadas por causa de características peculiares da obra, que terá 40% de sua extensão formada por túneis, incluindo os dois maiores rodoviários do Brasil -com 3.146 metros e 3.006 metros. A declividade de 6% da pista é semelhante à da atual, ou seja, acentuada -a cada cem metros horizontais, seis verticais.
O diretor de operações da Ecovias, Hamilton Amadeo, explica que a restrição à presença de caminhões será adotada no primeiro ano de operação por causa da alta idade dessa frota. Na Anchieta, há 54 ocorrências de falta de freio por ano. "Seria irresponsável permitir a passagem de caminhões na descida. Não morre ninguém na Anchieta porque há muitas curvas, os veículos não ganham velocidade", afirma.
O limite máximo de 80 km/h na nova estrada será adotado tanto nos 11,5 km do trecho de serra como nos 5 km do planalto e nos 4,5 km da Baixada. Na pista atual da Imigrantes, a tolerância de velocidade varia de 80 km/h (descida) a 100 km/h (subida) na serra, mas atinge 120 km/h no planalto.
O sistema Anchieta-Imigrantes, que hoje tem sete faixas de tráfego e, em feriados e férias, chega a operar no sistema 5 x 2, poderá ter uma operação 7 x 3 (sete faixas para descida e três para subida). A operação padrão, porém, será a 5 x 5. E a nova pista será usada somente para a descida.
O sistema de segurança dos túneis foi baseado no maior do mundo, de 24 km, da Noruega. Eles serão monitorados por câmeras e terão botões de emergência. Se um carro estiver parado na pista, semáforos avisarão com antecedência a necessidade de mudar de faixa de rolamento. (AI)


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