São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos devem ser treinados para dar injeções

DA REPORTAGEM LOCAL

"É impressionante", disse a médica Lúcia Arruda, 49, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo, ao ser informada de que mais de 85 mil frascos de botox entraram no país no último ano. "Sabia que a procura tem aumentado, mas não imaginava que fosse tanto."
Recentemente a instituição divulgou um alerta contra a "banalização" da aplicação do botox, lembrando que cuidados médicos precisam ser tomados sempre. "Houve informações de que estariam aplicando o medicamento durante festas. Isso não pode acontecer", disse.
Ela lembra que as injeções devem ser feitas por médicos treinados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia, assim como o fabricante, promovem cursos de aperfeiçoamento.
Arruda afirma que não existem registros de problemas irreversíveis decorrentes da aplicação do botox. "Podem ocorrer complicações como queda da pálpebra, hematomas e cefaléia. Mas são problemas não muito comuns e reversíveis."
Em artigo publicado recentemente no "British Medical Journal", o neurologista Peter Misra só alertou para o fato de serem desconhecidos os efeitos após uso muito prolongado.


Texto Anterior: Indústria da beleza: Botox movimenta R$ 100 mi por ano no país
Próximo Texto: Procura aumenta no fim do ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.