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Telemar recebeu 5,5 milhões de ligações na Copa
DA REPORTAGEM LOCAL
Um serviço 0300 mantido pela
empresa de telecomunicações Telemar, em que era possível "ter a
sorte" de falar com jogadores ou
com o técnico da seleção brasileira -ou ouvir uma conversa gravada-, recebeu até o final da Copa 5,5 milhões de ligações.
Segundo a empresa, o serviço,
que começou a ser prestado em 20
de maio, custava R$ 0,32 o minuto, sem os impostos. Havia telefones diferentes para o técnico e para oito dos atletas.
Luiz Felipe Scolari foi o campeão de ligações, com cerca de
16%, seguido por Ronaldinho,
com 15%.
Na Rede Globo, todos os programas que pedem a participação
do telespectador também passaram a adotar o 0300. Na primeira
versão do "Big Brother Brasil", a
ligação era gratuita, mas, na atual
versão, para escolher qual dos
participantes deve sair, é preciso
pagar. Durante a Copa do Mundo, o "Se liga Brasil" da emissora
fazia enquetes a R$ 0,27 o minuto.
Segundo a Rede Globo, o 0300
tem a vantagem de conseguir
atender praticamente todas as ligações feitas para o serviço e isso
traz um ganho para as pesquisas.
Para a juíza de direito Maria Dolores Cordovil, os consumidores
precisam ficar atentos a esse tipo
de serviço. Ela lembra que as contas com as cobranças das ligações
feitas no período da Copa do
Mundo ainda serão enviadas aos
consumidores. "Pode haver muitos problemas, pois esses serviços
atraem crianças e adolescentes.
Não há limite no número de ligações que podem ser feitas."
Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor),
as operadoras de telefonia têm o
dever de informar ao consumidor
que tipo de ligação ele está fazendo, pois recebem pelas chamadas.
"O consumidor deveria poder
escolher se quer ter acesso [em
seu telefone] a esse serviço", declara Marcos Diegues, advogado
do Idec.
A Telemar afirma que o controle deve ser feito pelo usuário e que
não recebeu reclamações.
A Telefônica disse que mantém
um 0800 para informar valores de
ligações e que cabe às empresas
que criam os 0300 orientar o consumidor. A Embratel diz que respeita as normas da Anatel e que
não há lucros.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no
caso do 0300, o valor cobrado vai
para a empresa de telefonia. Não
haveria lucro, pois o custo mais
alto das ligações feitas de locais
mais distantes seria compensado
pelas de locais mais próximos da
central. O consumidor pagaria
apenas pela utilização da rede do
serviço de telefonia.
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