|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Texto revela interesse em atrair jovens
DA REPORTAGEM LOCAL
A frase a seguir não é uma piada: "Nós não temos interesse no
mercado de menores de 18 anos
apesar de o documento que eu estou segurando afirmar isso".
Ela foi dita por James Morgan,
ex-presidente da Philip Morris
nos Estados Unidos, em setembro
de 1997, e está entre os documentos que a indústria teve de tornar
públicos depois de sofrer um processo de promotorias estaduais
que resultou no pagamento de
uma indenização de US$ 250 bilhões, a maior da história.
As fábricas terão de pagar esse
valor em 25 anos por terem fraudado a saúde pública, negando,
de forma premeditada e orquestrada, que o cigarro causasse câncer e outros males, segundo acordo assinado em 1998.
São fartos os documentos que
mostram que a indústria do tabaco sempre alvejou o público de
menores de 18 anos.
"O adolescente de hoje é o potencial consumidor de amanhã
(...). Os padrões de consumo de
cigarro dos adolescentes são particularmente importantes para a
Philip Morris", escreveu o pesquisador Myron E. Johnson num
memorando enviado ao vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento, Robert Seligman, em 1981.
A Lorillard, quarto maior fabricante de cigarro dos Estados Unidos, é ainda mais direta: "A base
do nosso negócio são os estudantes de "high school"", afirma um
memorando de 1978, referindo-se
ao período equivalente ao ensino
médio brasileiro.
O cerco aos adolescentes tem
um motivo óbvio: a indústria precisa renovar constantemente seu
mercado porque os consumidores mais velhos ou abandonam o
vício ou morrem.
Os números mostram que a estratégia de associar cigarro a esporte, sexo e sucesso é bem-sucedida. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 3.000
crianças começam a fumar todo
dia no mundo, e um terço delas
morrerá prematuramente.
No Brasil, os dados estatísticos
são escassos e, ao mesmo tempo,
chocantes. O país tem 1,9 milhão
de fumantes entre 5 e 19 anos, de
acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Na área
rural, há 30.531 fumantes com
menos de 10 anos.
Texto Anterior: "Comercial é só um clipe para vender cigarro" Próximo Texto: Danuza Leão: Certos homens Índice
|