UOL


São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desarticulação emperra obras

DA REDAÇÃO

Exemplos de desarticulação das cidades da Grande SP podem ser vistos em todas as áreas de fronteira. Na zona leste, na divisa do Itaim Paulista (São Paulo) com Itaquaquecetuba, a reforma de uma passagem precária sobre o córrego envolve negociações entre a subprefeitura, a prefeitura e o governo do Estado.
A Escola de Ensino Fundamental Vicente Amato Sobrinho, da capital, oferece cerca de 40% de suas 2.000 vagas para alunos de Itaquaquecetuba. Para chegar à escola, os alunos da cidade vizinha atravessam um córrego em uma passagem estreita e sem proteção lateral. "Quando chove, o perigo é grande", diz a diretora Valéria Loredo Guerra, 35.
Cada prefeitura tem de construir, em suas respectivas margens, muros de contenção. Está sendo negociada também a instalação de uma passagem metálica, a ser fornecida pelo governo estadual. Na prática, são muitas as instâncias burocráticas e de negociação para resolver o problema. Não há ainda previsão de quando a nova ponte será construída.
O eixo de pobreza leste é o maior da Grande SP. Nele habitam 2,7 milhões de pessoas. A renda mensal do chefe de casa é de 3,3 salários mínimos, em contraste com os 23,9 do bolsão mais rico da capital (que engloba áreas como Jardim Paulista e Moema).
Itaquaquecetuba possui 73,9% de sua população em áreas de alta privação social -o segundo pior percentual da metrópole.
A cidade teve um crescimento populacional de 65% entre 1991 e 2000 -e não é difícil entender o porquê da fragilidade social (em 2000, tinha 273 mil habitantes).
O prefeito Mario Moreno (PMDB), 54, afirma que o município mudou muito desde que ele assumiu, em 2001, e que sua administração está priorizando programas sociais, muitos em convênio com o Estado. Quatro escolas foram construídas, duas foram ampliadas e sete estão em construção. No que se refere à relação com os outros municípios, ele diz: "Hoje, há muita conversa e pouca ação". (ECD)


Texto Anterior: Boca a boca indica os serviços
Próximo Texto: Danuza Leão: Vivendo e aprendendo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.