São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Pitta, "é questão de prioridade"

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o último dia 2, a Folha manteve 20 contatos com a assessoria de Celso Pitta, ex-prefeito e candidato a deputado federal. Com exceção de um único telefonema, o interlocutor em todos os outros foi sempre o ex-secretário de Comunicação Antenor Braido.
"Em geral, as favelas de São Paulo estão localizadas em áreas públicas de uso comum, que devem ser regularizadas. Como todo o empreendimento habitacional de interesse social, os processos de regularização são sempre bastante lentos. No entanto, as necessidades da população são urgentes. Por isso, os conjuntos são concluídos antes mesmo da legalização", escreveu Braido em uma primeira resposta enviada por fax na qual ele ainda negava a existência de prédios em áreas privadas e atribuía a "acusação" ao PT e à sua "inoperância".
Depois de dezenas de contatos e alguns exemplos da existência de prédios em áreas privadas, Braido afirmou que "pode ter havido uma falha". "Estou reconhecendo, mas é uma questão de prioridade. A nossa era retirar as pessoas de áreas de risco porque havia muita pressão do Ministério Público, da mídia e do PT."
Dos 14 empreendimentos que invadem áreas públicas das quais as prefeitura não tinha posse, 3 foram iniciados na gestão de Celso Pitta. Os demais, porém, apesar da irregularidade ter sido começada na gestão de Paulo Maluf, não tiveram a condição alterada durante o governo de Pitta.
Ou seja: Pitta poderia ter feito depósitos judiciais e tentado iniciar a regularização das terras, mas isso não aconteceu.
Pressionado pelo BID, o ex-prefeito limitou-se, em setembro de seu último ano de governo, a firmar um contrato com a Cohab para que ela passasse a tratar da regularização da posse das terras. Além disso, mandou, também no final do governo, projetos de lei para a Câmara mudar a destinação de áreas livres já construídas.



Texto Anterior: "Faltou vontade a todos para regularizar"
Próximo Texto: Danuza Leão: Prazeres inesquecíveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.