São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comer fora aumenta risco de contágio por salmonela

Comida de restaurante e lanchonete causa 34% dos surtos de diarréia pela bactéria

Nos 200 surtos de diarréia ocorridos entre 1999 e 2007 devido à salmonela, 6.200 pessoas adoeceram, diz a Vigilância Epidemiológica

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Um estudo recém-concluído mostra que, no Estado de São Paulo, 34% dos surtos de diarréia provocados por salmonela tiveram origem em alimentos de restaurantes e lanchonetes. As intoxicações alimentares ocorreram principalmente por causa de ovos contaminados.
O dado mostra que estabelecimentos não seguem as leis sanitárias estaduais, que proíbem a preparação de alimentos com ovos crus ou malcozidos.
O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado chegou à estatística após analisar os 200 surtos de diarréia por salmonela ocorridos entre 1999 e 2007 -6.200 pessoas ficaram doentes e seis morreram.
Dos surtos, 22% foram provocados por alimentos feitos em casa e 14%, por alimentos consumidos em festas. Em cada dez casos, seis foram provocados por ovos infectados.
A salmonela é uma bactéria encontrada no intestino de animais -é particularmente comum nas galinhas. Os humanos se contaminam principalmente pela alimentação.
Pesquisas realizadas no Brasil mostram que, em cada 200 ovos, um contém salmonela. A bactéria pode estar presente tanto na casca como dentro.
A melhor forma de evitar a chamada salmonelose é fritar ou cozinhar bem os ovos antes de consumi-los. Como alternativa, existem as claras e as gemas industrializadas, que, no entanto, não são encontradas com facilidade nos mercados.
"Já não é seguro tomar uma gemada ou comer um ovo frito com a gema mole", afirma a médica Maria Bernadete de Paula Eduardo, responsável no Centro de Vigilância Epidemiológica pelas doenças transmitidas por alimentos.
Ovos e os alimentos prontos devem ser mantidos em locais refrigerados porque isso dificulta a proliferação da bactéria.
Atualmente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estuda tornar obrigatórios no rótulo das embalagens de ovo alertas sobre os cuidados que devem ser tomados antes do consumo. Muitas vezes, os procedimentos de higiene nas granjas não impedem a contaminação dos ovos.
A diarréia provocada pela salmonela pode durar até sete dias. Nesse período, é importante beber bastante água. Os sintomas incluem febre, cólicas, náusea, vômito e dor de cabeça. A pessoa normalmente se cura sozinha. Quando os sintomas demoram a passar, recomenda-se que o doente procure um médico. Há casos -raros- de morte. Envolvem principalmente pessoas com o sistema imunológico fraco.
Embora tenha registro de 6.200 pessoas infectadas, o Centro de Vigilância Epidemiológica diz que o número é maior, já que muitas pessoas não procuram ajuda médica.


Texto Anterior: Faustin Von Wolffenbüttel (1940-2008): A imprensa livre de Fausto Wolff
Próximo Texto: Salmonelose
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.