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Candidatos têm propostas parecidas
DA REPORTAGEM LOCAL
Questionados pela Folha sobre
o que pretendem fazer para contribuir no controle da poluição atmosférica, os quatro principais
candidatos à Prefeitura de São
Paulo responderam quase a uma
só voz: investir em transporte coletivo, implantar ciclovias e realizar a inspeção veicular ambiental.
As soluções são também uma
unanimidade entre os especialistas, mas sua implementação ainda continua muito aquém da necessidade. "Nas ações de controle
da poluição, cabe ao município
atuar na gestão do tráfego e no
planejamento da cidade. Mas o
processo ainda está absurdamente no começo", afirma a urbanista
Laura Ceneviva, coordenadora-geral do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
Segundo a prefeita Marta Suplicy (PT), candidata a reeleição, a
criação dos corredores de ônibus,
a implantação do Bilhete Único e
a troca da frota estimulam o uso
do transporte público. Ela aposta
no início da inspeção ambiental
veicular para reduzir a poluição.
Promete também mais corredores, ciclovias e ônibus a gás.
José Serra (PSDB) defende a integração entre governo estadual e
municipal para estimular o uso de
transporte coletivo e promete diminuir de forma significativa a
poluição de motocicletas até 2007
e a de ônibus até 2008. Também
considera a inspeção veicular fundamental e diz ser preciso investir
em ônibus a gás, metrô e trem.
Já Paulo Maluf (PP) coloca
grande peso na atuação da Secretaria Municipal do Verde e do
Meio Ambiente, criada por ele na
sua última gestão (1993-1996). Segundo o candidato, a pasta será
"reativada" com todo o apoio do
prefeito e das demais secretarias e
o seu titular terá poderes para tomar decisões em casos de emergência por poluição do ar.
Já Luiza Erundina (PSB) insiste
na necessidade de uma frota de
ônibus mais moderna e com tecnologias mais limpas. No governo
dela (1989-1992), foi aprovada
uma lei que determinava a substituição dos veículos a diesel por
outros movidos a combustíveis
como o gás natural. Ela defende
que se lute também pela ampliação da rede metroviária.
Erundina também prega a adoção de ciclovias. Segundo ela, há
um estudo que indica que, por necessidade, cerca de 150 mil pessoas vão de bicicleta ao trabalho
na capital paulista. (MV)
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