|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Colégio do Estado tem salas ociosas
DA REPORTAGEM LOCAL
A falta de vagas em Paraisópolis
esbarra num problema antigo da
rede de ensino público da capital:
a falta de diálogo entre os governos estadual e municipal.
A titular da coordenadoria de
ensino da capital e Grande São
Paulo, Neusa Rodrigues da Fonseca Abreu, diz que na escola estadual Paraisópolis 3, recém-inaugurada, há quatro salas ociosas
durante dois períodos, que poderiam receber 420 alunos.
"Não temos notícias de crianças
fora da escola", afirma Neusa, explicando que, se a prefeitura tivesse pedido ajuda para as crianças
sem-vaga, teria sido atendida.
Já a dirigente municipal da região, Cristina Alves Bezerra, diz
ter pedido para que as três escolas
estaduais do bairro recebessem
parte dos alunos da Paraisópolis
2, depois que a escola desabou.
"Tudo o que eu consegui foi acomodar 25 alunos da 5ª série."
Enquanto nas duas escolas municipais há uma lista de espera de
981 alunos de 1ª à 8ª série, nas estaduais, a poucos metros de distância e que oferecem as mesmas
classes, não há lista nenhuma.
"Ou a população não quer estudar nas escolas estaduais ou lá não
se registra lista de espera", diz
Mônica Mation, do Fórum Multientidades de Paraisópolis. "Não
temos lista de espera porque atendemos todas as crianças que nos
procuram", explica Neusa.
O fato é que os alunos da rede
estadual têm jornada escolar de
cinco horas por dia e as classes
possuem, no máximo, 35 alunos.
Na rede municipal, estuda-se
quatro horas por dia (os 1.080 da
Paraisópolis 2, apenas duas).
"Herdamos duas escolas de "latinha", sendo que uma foi construída de forma irresponsável
num barranco", afirma Cristina.
Segundo ela, a obra do muro de
contenção da Paraisópolis 2 não
foi feita antes, porque um laudo
do setor de engenharia da secretaria municipal, em 2001 (governo
Marta Suplicy), informou que a
obra não era urgente.
Texto Anterior: Educação: Governos deixam Paraisópolis sem escola Próximo Texto: Saúde: Psiquiatria quer integrar tratamento Índice
|