São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe do Iphan se surpreende com a preservação e vê risco de destruição

DA SUCURSAL DO RIO

Uma equipe de especialistas do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vistoriou no último dia 6 de junho o aqueduto perdido da serra do Rio da Prata. Ficou surpresa com o estado de preservação das peças de alvenaria e também com o risco de destruição do local, que está em abandono completo.
O Iphan recomendou aos dirigentes da ONG SOS Floresta da Pedra Branca que formalizem, o mais rapidamente possível, o pedido de tombamento da área, por causa da importância histórica e arquitetônica do aqueduto.
A partir da realização do pedido, o instituto começará os trâmites, que costumam levar anos e não garantem o tombamento, ao seu final.
A equipe enviada pelo Iphan ao local era integrada pelo historiador Bartolomeu Homem d'El-Rei Pinto e pelo engenheiro Renzo Augustus da Nóbrega. Os exploradores Adilson de Lacerda e Aldo Leal, presidente e secretário da ONG, os levaram pela floresta até o aqueduto, onde tiraram fotografias e fizeram observações.

Relevância
À Folha d'El-Rei Pinto relatou ter observado que a construção tem "relevância histórica". "É um negócio bonito", comentou ele.
Quando houver a formalização do pedido de tombamento, os técnicos do Iphan voltarão ao local para realizar um levantamento minucioso do que é o aqueduto, do que havia da obra, do que sobrou e de sua importância para a cultura do país, condição básica para que a preservação seja decretada pelo governo federal.
"Não é coisa que se resolve em um ano", observou o historiador, para quem o aqueduto merece ter algum tipo de proteção, porque está ameaçado por saqueadores e pelo processo de favelização que atinge os morros do Rio.
"Aquilo está sendo destruído. Se não tomarem cuidado, aquelas construções e estruturas não duram dez anos", alertou o especialista.
(ST)


Texto Anterior: Apesar do acesso difícil, ladrões levaram parte das tubulações e chapas de metal
Próximo Texto: Saúde / Colesterol: Uso de remédios em crianças com colesterol alto é polêmico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.