São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça afasta reitor de universidade em Santo André

DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça determinou ontem o afastamento temporário de Odair Bermelho do cargo de reitor do Centro Universitário Fundação Santo André, uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo. Ele pode recorrer da decisão.
Bermelho é acusado de ter viajado para o Nordeste a turismo em 2005 utilizando dinheiro do centro universitário. Para receber o dinheiro da viagem, ele teria apresentado notas fiscais falsas e adulteradas.
A Folha não conseguiu falar ontem com Bermelho. Recados foram deixados em seu celular, mas ele não ligou de volta.
O afastamento cautelar foi determinado pelo juiz João Antunes dos Santos Neto, da 5ª Vara Cível de Santo André, em resposta a uma ação apresentada há duas semanas pela curadoria de fundações do Ministério Público de São Paulo.
O reitor, segundo o juiz, deve ficar afastado do cargo até que caso seja julgado. Em seu lugar, assume o vice-reitor.
Anteontem, a Justiça havia rejeitado um pedido de prisão preventiva do reitor apresentado por outro setor do Ministério Público, o de repressão ao crime organizado, com base na mesma acusação. A Justiça deu um prazo para que Bermelho se defenda antes de decidir se aceitará ou não a ação em que é acusado de peculato e uso de documentos falsos.
Em 2005, o reitor viajou para o Nordeste para representar o centro universitário na reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Fortaleza e para a Jornada de Educação do Maranhão em São Luís. O Ministério Público diz que ele não participou do primeiro evento e que o segundo nunca existiu. A viagem custou R$ 18 mil e foi paga pelo centro universitário. (RW)


Texto Anterior: Secretária promete 70 mil novas vagas para reduzir número de temporários
Próximo Texto: Itamambuca não é o rio mais poluído do litoral norte de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.