São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Todos estamos em risco", diz promotor

DA REPORTAGEM LOCAL

Se fosse elaborado um manual com dicas para a população manter seu nome protegido de estelionato, policiais, advogados e promotores admitem que as medidas preventivas a serem listadas seriam poucas e talvez insuficientes devido à grande circulação ilegal de dados cadastrais.
"Todos nós estamos em risco. Nossos nomes podem estar sendo usados agora e a gente só vai saber depois, quando as fraudes já foram realizadas", afirmou o promotor de Justiça Marco Antonio Marcondes Pereira.
Mas, independentemente de possíveis reforços nos mecanismos de controle de empresas e órgãos públicos, restam alguns alertas para golpes mais simples.
"Desconfie de telefonemas que pedem para você confirmar dados cadastrais. Nada deve ser informado por telefone. Tenha cuidado com os telemarketings que, não se sabe como, tiveram acesso a algumas de suas informações", diz o delegado José Matallo Neto, titular do 3º DP (Santa Ifigênia), no centro de São Paulo. (GP)


Texto Anterior: Nova forma de 171 dispensa até o documento da vítima
Próximo Texto: Pedido de linha requer apenas dados pessoais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.