Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Moradores temem perder cômodos com restauração

DA ENVIADA A PARANAPIACABA

Moradores de 242 casas em Paranapiacaba estão ansiosos com a revitalização. Porém, temem que essa restauração faça desaparecer parte de suas próprias residências.

O local foi projetado no século 19 para abrigar operários da ferrovia da São Paulo Railway Company que ligava Santos a Jundiaí.

Agora, a ideia é restaurar todos os imóveis, retomando a aparência original --sem os anexos construídos desde então.

Maquinista aposentado, Milton Miranda, 64, teme perder uma estrutura anexa ao restaurante da família, onde cabem 90 pessoas, sem a qual o local suporta apenas 35.

Para Zélia Paralego, 62, dona de uma hospedaria, a preocupação é manter as casas acessíveis --no modelo original, os banheiros ficavam do lado de fora.

"Se voltar a ser como antes, não vai mais caber família", diz. Miranda completa: "Naquela época ninguém tinha televisão nem fogão a gás".

O secretário Ricardo Di Giorgio, que responde por Paranapiacaba na Prefeitura de Santo André, dona dos imóveis desde 2002, confirma que anexos serão retirados, mas que cada caso será analisado.

O projeto interno das casas deve ser adaptado e as cores originais, recuperadas. A expectativa é que o restauro, que depende do aval de órgãos de preservação, comece neste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página