São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunidades recebem apoio das empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

O crescimento das agroindústrias brasileiras não é um bom negócio apenas para elas. Movidas por leis de incentivo ou para manter bom relacionamento com as comunidades em que estão inseridas, praticamente todas as companhias do setor investem na área social. A forma de atuar das empresas, porém, varia bastante.
Algumas, como a Bunge, preferem não realizar diretamente ações sociais na comunidade, mas dão apoio e incentivos para que seus funcionários o façam. Atividades como mutirões de vacinação são organizadas pelos empregados da empresa, que cede espaço e material.
Outra forma é a praticada pela John Deere, que trabalha na área social pensando na formação de futuros profissionais e na contribuição de futuros funcionários aposentados.
A montadora tem programas de apoio para que seus aposentados abram negócios próprios, sempre em atividades relacionadas indiretamente à produção de suas fábricas na região. Além disso, para a formação de mão-de-obra, tem parcerias com universidades nas regiões onde tem fábricas. Recentemente firmou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para que aulas de engenharia de produção sejam oferecidas dentro de sua fábrica, na cidade de Horizontina.
A Monsanto, fabricante norte-americana de fertilizantes e sementes, tem um projeto no cerrado para qualificação dos pequenos produtores rurais da região do Parque Nacional das Emas, no sudeste de Goiás.
O objetivo do projeto é ensinar técnicas de agricultura que agridam menos o ambiente, preservando assim, também a região em volta da reserva. (JSO e CC)


Texto Anterior: Excedente de matéria-prima e localização explicam desempenho
Próximo Texto: Em transe: BC pode precisar intervir mais, diz Bacha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.