|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
COMÉRCIO
Cristo abre os braços em Londres na Brasil 40C
CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES
O Cristo Redentor está abrindo
seus braços, não sobre o Rio de Janeiro, mas sobre a Oxford Street,
a maior rua comercial da Europa,
no coração de Londres.
Não é o verdadeiro, claro, mas
uma reprodução de 1.600 quilos e
30 metros de altura, na principal
vitrine da Selfridge's, o mais conhecido sinônimo de loja de departamentos em inglês.
Trata-se da promoção Brasil
40C, a ser inaugurada na quarta-feira. Até ontem, porém, o nome
não combinava com a chuva e a
fria temperatura de uma Londres
que não chega a ser precisamente
um modelo de tempo quente.
Mas a promoção vai até dia 31,
tempo para a primavera finalmente instalar-se na capital britânica, permitindo reduzir o contraste entre o azul do céu do Rio e
o cinza que caracteriza Londres.
Tudo o que o mundo associa ao
Brasil e aos (às) brasileiros (as)
-do futebol ao samba, da cachaça às bundas- estará de uma forma ou de outra na exposição.
Mas não é uma festa/clichê para
um país que a revista "Time Out"
anuncia, com atraso, como a "oitava economia do mundo" (já
caiu para o 15º lugar).
A diretora de criação da Selfridge's, Susanne Tide Frater, explica
por que o Brasil foi escolhido, este
ano, para estrela de sua promoção
anual de maio: "Há [no Brasil] um
vento de mudança, uma incrível
energia em design, música, fotografia, filmes, esporte e moda".
Já Bia Lessa, conselheira de criação do Brasil 40, diz que gostaria
que "as pessoas reavaliassem seus
estereótipos e entendessem que o
Brasil não é apenas futebol e bananas, mas um encontro de culturas -européia, africana, influência dos indígenas nativos, tudo
misturado".
Não é tarefa fácil mudar os estereótipos: a "Time Out" dedica oito páginas ao Brasil no número
que está em circulação, e a primeira delas tem a foto da parte de
baixo de um biquíni (até grande,
para os padrões brasileiros), com
a inscrição "Entre e fique à vontade" (em português).
De todo modo, Brasil 40 vai, de
fato, além dos traseiros e da sensualidade. Haverá exibição de filmes, cujos diretores são apresentados com os nomes de seus filmes mais notórios entre o nome e
o sobrenome, em clara indicação
de que se trata de obras já assimiladas pelo público externo.
Assim, o diretor Fernando Meirelles vira "Fernando "City of God"
Meirelles", enquanto Walter Salles passa a ser "Walter "Motorcycle Diaries" Sales", em alusão a
seus filmes "Cidade de Deus" e
"Diário da Motocicleta".
A inauguração será feita pelo
ministro Luiz Fernando Furlan
(Desenvolvimento) na quarta-feira, em que haverá desfiles de moda para 150 convidados especiais.
Texto Anterior: Luís Nassif: O "laranja" de barba preta Próximo Texto: Trabalho: Festa da Força reúne opositores ao governo Índice
|