São Paulo, domingo, 04 de julho de 2004

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INTEGRAÇÃO

Mercosul cria rede para ligar Procons

CLÁUDIA DIANNI
DE BUENOS AIRES

Os consumidores do Mercosul agora podem fazer reclamações, em suas próprias cidades, de compras que fazem no país vizinho. O novo sistema entrou em vigor no mês passado, quando as Secretarias de Defesa do Consumidor dos quatro países do bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) assinaram um convênio que permite o intercâmbio de informações entre os Procons de cada país.
O convênio vai facilitar a vida de milhares de turistas brasileiros que fazem compras na Argentina. De acordo com a Secretaria de Turismo de Buenos Aires, 15% dos 297 mil brasileiros que visitaram a capital argentina no ano passado viajaram exclusivamente para compras.
De acordo com diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, com a assinatura do acordo, um turista brasileiro que esteja de férias em Buenos Aires poderá, por exemplo, procurar o Procon de sua cidade para apresentar uma queixa sobre um produto ou serviço que tenha adquirido na Argentina.
O Procon do Brasil entra em contato com o órgão competente do parceiro comercial e o processo é acionado. O consumidor será informado do resultado do processo, e ressarcido, se for o caso, no Procon local. A legislação aplicada será a do país da compra.
No ano passado, 796 mil brasileiros estiveram de férias no país vizinho. Neste ano, até abril, 20 mil brasileiros haviam visitado o país, 26% a mais do que no mesmo período de 2003.
O Brasil é o país que possui o Código de Defesa do Consumidor mais avançado no Mercosul.
"Há um grande fluxo de turistas entre os países do Mercosul. É importante que os consumidores utilizem esse serviço para fortalecer a defesa do consumidor", disse Morishita.


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