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MEMÓRIA
Empresa vivencia crise semelhante à da Transbrasil
DA REDAÇÃO
Greves de funcionários, vôos
e pagamentos atrasados, dívidas, demissões e pedido de falência. O trajeto hoje percorrido pela Vasp é semelhante ao
da Transbrasil a partir de 2000.
O fim da história, no caso da última companhia, foi a falência.
Atolada em dívidas, a Transbrasil começou a enfrentar
problemas no fim de 2000, com
uma ameaça de greve por parte
dos funcionários devido a atrasos nos pagamentos. Meses depois, viriam os atrasos em vôos
e o cancelamento de seis rotas
nacionais e internacionais.
Em julho de 2001, ocorreu o
pedido de falência. A autora da
solicitação, a GE, é a mesma
que na terça passada pediu
também a falência da Vasp. No
pedido de falência da Transbrasil, a GE cobrava o pagamento de US$ 2 milhões, parte
de uma dívida de leasing (aluguel de aviões). Anteriormente,
a empresa já havia tomado cinco aviões da Transbrasil por
falta de pagamento.
Assim como a Vasp, a Transbrasil era dona de uma vultosa
dívida com a Infraero. Nos últimos dias, a Vasp esteve ameaçada de não voar se não renegociasse sua dívida. Com a
Transbrasil, o desfecho foi mais
duro. Em setembro de 2001, a
autarquia impediu temporariamente a empresa de voar.
Combustíveis
Dona de uma dívida, à época,
de R$ 800 milhões, a Transbrasil foi definitivamente impedida de voar em dezembro de
2001, após a suspensão do fornecimento de combustíveis para suas aeronaves. A BR Distribuidora e a Shell cobravam dívidas de R$ 13 milhões.
Sem combustível, a Transbrasil parou de voar e demitiu
200 funcionários na ocasião.
Na semana passada, a Vasp
cortou 380 (200 foram readmitidos). Durante alguns dias, outras companhias embarcaram
os passageiros da Transbrasil,
mas logo pararam de aceitá-los. Varig e Gol anunciaram na
quarta-feira que não aceitariam mais os bilhetes da Vasp
-TAM analisaria caso a caso.
Além desses problemas, a
Transbrasil teve uma turbulenta troca de comando. O empresário Dilson Prado comprou o
controle da empresa em negócio mais tarde desfeito pela Justiça. Prado comprou a empresa
e suas dívidas por R$ 1.
O fim da agonia da Transbrasil veio em 13 de agosto de 2003,
com a Justiça paulista decretando a falência da empresa.
A Vasp, por sua vez, ainda
negocia com o governo uma
saída para sua crise.
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