UOL


São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Margem deve virar terminal de exportação

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A diretoria da Codesp anunciou ontem a decisão de transformar em terminal de exportação de veículos a área na margem esquerda (município do Guarujá) antes destinada à instalação do Tecon 2 (Terminal de Contêineres 2).
A decisão atende à reivindicação da Anfavea (associação das montadoras instaladas no Brasil) e terá como beneficiária imediata a Volkswagen, que pretende utilizar Santos como plataforma de exportação para o Tupi, seu novo carro a ser fabricado a partir de 2005 na unidade Anchieta, de São Bernardo do Campo (SP).
Ontem, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, esteve na sede da Codesp e disse que a fixação de Santos como porto exportador do novo carro ajudará a preservar os 15 mil postos de trabalho da unidade Anchieta. Segundo ele, serão produzidos de 100 mil a 180 mil carros por ano. "Não teria nenhum sentido não exportar isso por Santos", afirmou.
Com isso, o embarque de carros em Santos poderá duplicar. Em 2002, o porto exportou 134.476 unidades. Toda a produção da Volks destinada à exportação em 2002 foi de 138.518 unidades.
Porém, a abertura do processo de licitação para a escolha da empresa que executará as operações portuárias depende da superação de um obstáculo: a portaria de janeiro do Ministério dos Transportes que suspendeu por tempo indeterminado as licitações de obras federais de infra-estrutura.
(FAUSTO SIQUEIRA)


Texto Anterior: Estrangulamento: Gargalo no porto já ameaça as exportações
Próximo Texto: Mercados e serviços: Previdência agiliza a cobrança de débitos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.