São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agropecuária tem expansão de 7% no 2º trimestre

DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO
DA SUCURSAL DO RIO

Impulsionada pelo crescimento das safras de café e milho, a agropecuária registrou alta de 7,1% no segundo trimestre na comparação com igual período do ano passado. Foi a maior taxa de expansão entre os setores produtivos no período. A indústria registrou alta de 5,7%, e os serviços, de 5,5%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desempenho do setor também foi beneficiado por ganhos de produtividade.
A safra de café no segundo trimestre teve alta de 27,7%, e a de milho se expandiu em 12,8%. Outros produtos também contribuíram para o desempenho favorável, como arroz (alta de 9,6%) e soja (3,6%). Segundo José Mário Schreiner, presidente da Comissão Nacional de Cereais, Frutas e Oleaginosas da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o aumento da safra foi resultado de condições climáticas e da melhora dos preços no mercado interno. "Conseguimos ter uma colheita 9,1% maior."
Apesar da recuperação do setor, Schreiner afirma que as perspectivas para a próxima safra não são muito favoráveis porque os insumos, como fertilizantes e herbicidas estão em alta, e os preços de produtos cotados no mercado internacional estão em queda.


Texto Anterior: Indústria e varejo prevêem desaceleração
Próximo Texto: PIB a 3,5% não é tragédia, afirma Belluzzo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.