São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE espera recessão em 3 países do bloco

DA REDAÇÃO

A Comissão Européia (o braço executivo do bloco de 27 países) disse que a região deverá se desacelerar neste ano mais do que o esperado anteriormente e que as duas principais economias da região, Alemanha e Reino Unido, passarão por período de recessão. A Espanha também terá dois trimestres consecutivos de crescimento negativo -que é a definição padrão de recessão.
Pela previsão da entidade, a Alemanha, que teve contração de 0,5% de abril a junho, terá neste trimestre uma nova retração, de 0,2%. A principal economia do bloco e a terceira maior do mundo voltará a crescer apenas no quarto trimestre. Já as economias do Reino Unido e da Espanha terão retrações no terceiro e quarto trimestres.
Apesar da recessão nas duas maiores maiores do bloco e na Espanha, a Comissão Européia não prevê dois trimestres negativos consecutivos para a zona do euro (formada por 15 países) e para a UE -as duas tiveram retração de abril a junho. Porém, ambas ficarão estagnadas no terceiro trimestre e crescerão 0,1% nos últimos três meses deste ano.
Para o ano, o organismo estima que a zona do euro crescerá 1,3% -0,4 ponto percentual menos do que previa em abril. Já a UE, que antes se estimava que avançaria 2%, deverá se expandir em 1,4% neste ano. Para o comissário Joaquín Almunia, de Assuntos Financeiros, o recuo do euro e a queda do preço do petróleo devem proporcionar algum alívio.


Texto Anterior: Lehman Brothers tem maior perda em 158 anos
Próximo Texto: Economistas mostram preocupação com déficit maior nas contas externas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.