São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPURGOS/FGTS

Novo prazo de opção a idosos vai ao Congresso

DA REPORTAGEM LOCAL

Agora só depende da Câmara e do Senado a aprovação do projeto de lei nš 3.380/2004, que reabre o prazo para que os idosos -pessoas com 60 anos ou mais, segundo o Estatuto do Idoso- possam optar pela proposta do governo e receber de uma só vez, qualquer que seja o valor, os expurgos do FGTS referentes aos planos Verão (1989) e Collor 1 (1990).
No dia 27 de outubro passado, foi aprovado o parecer do deputado Nelson Trad (PMDB-MS), relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, favorável à reabertura do prazo para que os idosos possam optar pela proposta do governo. Se for aprovado na Câmara e no Senado, o projeto irá à sanção presidencial.
Se for transformado em lei, o projeto poderá beneficiar cerca de 400 mil idosos no país que ainda não assinaram o Termo de Adesão para aceitar a proposta do governo. A reabertura do prazo seria uma nova chance àquelas pessoas. Segundo a lei complementar nš 110/2001, o prazo para que os trabalhadores aceitassem a proposta do governo terminou em 31 de dezembro de 2003. O prazo valeu também para quem tinha ação judicial -nesse caso, a adesão implicava desistir da ação.
O projeto de lei, proposto pelo Instituto FGTS Fácil, é que a possibilidade de opção pelo acordo seja reaberta, sem prazo final.


Texto Anterior: Economia excessiva: TCU condena desvio de verba para transporte
Próximo Texto: Cadastro: Tribunal condena banco a indenizar agricultor do RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.