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ENGENHARIA
Protótipo de turbina nacional deve ser concluído neste ano
FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ
DOS CAMPOS
Deve ficar pronto até o final deste ano o protótipo de
uma turbina voltada para a
aviação que está sendo desenvolvida pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em parceria com a empresa de engenharia Polaris.
Segundo os responsáveis pelo projeto, esta vai ser a primeira turbina aeronáutica
produzida no país com tecnologia 100% nacional.
A turbina, chamada de TR
3.500, tem 1,30 metro de
comprimento por 54 cm de
diâmetro. Movida a querosene, terá capacidade para fazer voar um avião de 1,2 tonelada, o que equivale a uma
aeronave para dois passageiros. Equipada com este motor, o avião vai poder atingir
velocidade de até 900 km por
hora, com um alcance de mil
quilômetros.
Para desenvolver o primeiro protótipo, estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo aproximadamente R$ 1,8 milhão de recursos públicos da Finep (Financiadora de Estudos e
Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto começou há um
ano e meio e a previsão é que
a turbina entre na fase de
testes no início de 2009.
O professor do ITA Homero Santiago Maciel, coordenador do projeto, disse que o
país "ainda está muito longe"
de competir com grandes
empresas como a Rolls Royce, uma das principais fornecedoras de turbinas para
grandes aviões de passageiros. Ele apontou, porém, que
a tecnologia empregada no
TR 3.500 é dominada hoje
por apenas oito países.
"A nossa intenção inicialmente é fornecer turbinas
para aeronaves não-tripuladas, usadas para fins civis e
militares específicos", disse
Maciel. Segundo ele, seu grupo já está em negociação com
a Aeronáutica. Os motores
equipariam aviões não-tripulados usados como alvo
aéreo para testes de mísseis.
Aeronaves que fazem vigilância de grandes áreas e inspeção de linhas de transmissão de energia também podem ser equipados com a
turbina, disse Maciel. Fora
da área aeronáutica, o motor
pode ainda gerar energia elétrica à base de gás natural,
em substituição aos geradores a diesel.
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