São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reajuste de telefonia fixa pode ser menor neste ano

Índice que mede produtividade deve reduzir impacto da inflação

DO "AGORA"

As ligações feitas de telefones fixos ficarão mais caras no início da semana que vem. Ontem, foi divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o índice que faltava para ser usado no cálculo do reajuste dos serviços, o chamado Fator X, que foi de 2,92%.
O Fator X é um redutor do reajuste para o consumidor, que reflete os ganhos e os custos das operadoras de telefonia. Ele é reduzido do IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que é considerado a inflação do setor. A Anatel já divulgou o IST que será utilizado para o reajuste deste ano: 4,46%.
No ano passado, o IST foi menor (2,91%), mas o Fator X também (cerca de 1%, variando a cada empresa). Por isso, a alta para o cliente da Telefônica ficou em 2,2%.
Neste ano, o Fator X mais alto deve compensar o IST maior. Segundo cálculos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com base no contrato de concessão da Telesp (atual Telefônica), o reajuste deve ficar perto de 1,4%.
A Anatel informou ontem que só deve divulgar o reajuste nos próximos dias. Segundo a agência, não há como prever o aumento oficial considerando na conta só o IST e o Fator X.
Segundo a Telefônica, o reajuste oficial só será publicado depois de a Anatel fazer o anúncio. A expectativa é que as novas tarifas sejam divulgadas nos jornais de grande circulação entre segunda e terça-feira. Os novos preços começam a vigorar 48 horas depois da publicação.


Texto Anterior: Paralisação: Ministro tenta hoje acordo com grevistas dos Correios
Próximo Texto: Inflação em SP desacelera e fica em 0,59%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.