São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

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"Resorts têm de arrumar a casa", diz executivo

DA SUCURSAL DO RIO

O entendimento de que os cruzeiros representam uma concorrência desleal em relação aos resorts, apesar de defendido pela associação do setor, não é consensual entre todos os grupos com esse tipo de empreendimento no país.
Xavier Veciana, diretor-geral no Brasil do grupo SuperClubs -que tem ainda resorts na Jamaica, em Curaçao, nas Bahamas e na República Dominicana-, diz não considerar os cruzeiros rivais diretos.
"O cruzeiro atrai outro tipo de consumidor, que gosta de mar e não se incomoda de ficar confinado num lugar fechado como um navio. O que está acontecendo no Brasil é que os resorts não dedicam investimentos suficientes em marketing para se posicionarem corretamente no mercado como um produto de alto valor agregado", afirma Veciana.
Para ele, a crise que os resorts enfrentam não tem causas externas. "Quando não há planos suficientes de investimento, logicamente se acha que qualquer coisa seja concorrência, mas o problema não está nas ameaças externas. Os resorts têm é que arrumar a casa e desenvolver planos profissionais de marketing", afirma o executivo.


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