São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercadante anuncia novo relator para indicação à presidência do Cade

Senador Neuto de Conto deve elaborar relatório a favor de Arthur Badin

ADRIANO CEOLIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de duas desistências, o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), Aloizio Mercadante (PT-SP), anunciou ontem o nome do novo relator da indicação de Arthur Badin para a presidência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômico). Será o senador Neuto de Conto (PMDB-SC).
Apesar do anúncio feito por Mercadante, Neuto de Conto disse no começo da noite de ontem que ainda não havia sido informado de que a relatoria ficaria com ele. "Mercadante não falou nada comigo. Estou em Santa Catarina e não pude ir a Brasília nesta semana", disse ele, que assumiu a cadeira no Senado após a renúncia de Leonel Pavan (PSDB) em 2007.
A indicação de Badin tem enfrentado diversas resistências no Senado. Como procurador-geral do Cade, ele contrariou interesses sobretudo de empresas que participaram de processos de fusão.
Nas últimas semanas, Badin tem freqüentado o plenário e o cafezinho do Senado para tentar reverter o quadro desfavorável a ele.
Antes de Neuto de Conto, outros dois senadores já haviam sido anunciados. O primeiro foi Demóstenes Torres (DEM-GO), que abandonou a relatoria depois de o líder do DEM, José Agripino (RN), ter dito que a bancada do partido iria votar contra a indicação. "Como deveria fazer um relatório a favor, achei melhor desistir", disse.
Depois de Demóstenes, assumiu o posto o senador Gerson Camata (PMDB-ES). A Folha apurou que ele pediu a relatoria a Mercadante. Na sexta-feira passada, porém, Camata deixou vazar a informação de que votaria contra a indicação de Badin. "Após essa divulgação, não daria mais para eu seguir como relator", disse Camata.
Para hoje, foi marcada na Comissão de Infra-Estrutura a sabatina de Emília Maria Silva Ribeiro para a vaga de diretora da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O senador Demóstenes Torres disse que vai apresentar voto em separado contrário ao nome dela.


Texto Anterior: CGU vai investigar contrato com empresa de ex-presidente da Anatel
Próximo Texto: Ex-FMI afirma que o pior da crise ainda está por vir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.