São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Veja o que foram alguns dos fatos citados no texto

CONFERÊNCIA DE IALTA - Realizado em fevereiro de 1945, o encontro entre os líderes dos Aliados da Segunda Guerra Mundial -EUA, Rússia, França e Inglaterra- definiu, além da divisão da capital da Alemanha, a criação da ONU e a acomodação das forças no mundo pós-guerra.

LINHA ODER-NEISSE - Mais do que a definição de divisa entre a Alemanha e a Polônia, era a linha que dividia a Europa "soviética" da Europa "dos EUA".

GUERRA DA CORÉIA - A Coréia estava dividida desde 1948, com o Norte comunista e o Sul, pró-ocidental. Em 1950, o Norte tentou reunificar o país à força, o que deu início à Guerra da Coréia. Os EUA contra-atacaram e quase tomaram a península inteira, mas a China enviou sua força para ajudar o Norte. O armistício só foi obtido em 1953, mas sem um acordo de paz ou uma reunificação do país.

CRISE DOS MÍSSEIS EM CUBA - Um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, a presença de mísseis soviéticos em Cuba deixa EUA e União Soviética à beira de um conflito. O mundo teme a Terceira Guerra Mundial. A Rússia decide apaziguar a situação e retirar os mísseis.

GUERRA DO VIETNÃ - Mais longo conflito armado após a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã (1964-1973) acabou por se tornar a grande derrota militar dos Estados Unidos, que envolveram muitos recursos -humanos e financeiros- na luta. O símbolo da derrota foi Graham Martin, o embaixador norte-americano no então Vietnã do Sul, deixar Saigon de helicóptero, com a bandeira de seu país dobrada debaixo do braço. A retirada norte-americana levou à unificação do país sob regime comunista.

GUERRA DO GOLFO - O ditador do Iraque, Saddam Hussein, invadiu o Kuait em agosto de 90. No início do ano seguinte, os EUA enviaram tropas à região e retomaram o Kuait. O Iraque passa desde então por embargo econômico.


Texto Anterior: Análise: Estados Unidos: O declínio do império americano
Próximo Texto: Uma hipótese para a impotência dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.