São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de SP já prepara abertura do seu capital

Ações devem estrear no pregão em até 18 meses

DA REPORTAGEM LOCAL

A Bolsa de Valores de São Paulo prepara a abertura de seu capital. Atenta a um movimento que tem ocorrido no mercado acionário internacional, a Bovespa começou estudos para se transformar em uma sociedade anônima, com ações listadas no pregão.
Raymundo Magliano Filho, presidente da Bovespa, estima em pelo menos 18 meses o período para que a operação chegue a se concretizar.
"Instituímos um grupo de estudos para transformar a Bolsa. Em tese, a Bolsa passaria a não ter mais donos. Queríamos dar mais um passo no sentido de democratizar o mercado", afirmou Magliano.
Hoje a Bovespa pertence às corretoras de valores, que adquirem títulos patrimoniais que as fazem sócias da instituição -algo parecido com um clube.

Tendência
Neste ano, a NYSE (sigla em inglês para Bolsa de Valores de Nova York) fez uma operação como essa pretendida pela Bovespa e se tornou uma empresa de capital aberto.
Na Europa, esse processo também está em desenvolvimento, tendo afetado as principais praças financeiras, como no caso da alemã Deutsche Borse e da londrina London Stock Exchange.
Segundo estimativa da Bovespa, cerca de 70% das Bolsas do mundo já passaram por um processo de abertura de capital. A abertura de capital da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) também faz parte do projeto que está em andamento.
"Queremos preparar mais a nossa Bolsa para que ela se integre aos mercados mundiais", diz o presidente da Bovespa.
"Sempre defendi que a Bolsa tinha de passar por um processo de abertura de capital", diz Luiz Antonio Vaz das Neves, diretor da corretora Planner.
No mercado, o processo de abertura de capital da Bovespa é esperado há algum tempo. Operadores do mercado dizem acreditar que a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) tome decisão no mesmo sentido em um futuro próximo.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Sociais&Cias.: Empresas resistem a ações de atendimento a infrator
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.