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PÓS & MBA
Alunos aproveitam a união de vários executivos em um só espaço para fechar parcerias
Sala de aula é ambiente ideal para contatos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Quem volta à sala de aula para
fazer um MBA precisa saber aproveitar a boa rede de contatos que o
curso oferece. Um "networking"
bem-feito garante projeção no
mercado, rende novos negócios e
pode resultar em tentadoras ofertas de trabalho.
Segundo especialistas, uma sala
de aula cheia de executivos de diferentes empresas é o local perfeito para atualizar a agenda. "No
curso, o convívio é sistemático e
periódico. Você vê a pessoa todas
as aulas e assim fica mais fácil estabelecer contato", explica Lorene
Carvalho, uma das diretoras de
assessoria da KPMG.
Linha direta
Boas relações com companheiros de classe podem ser úteis em
diferentes casos. O administrador
Rogério Uliana, 31, sacava o telefone sempre que queria se informar sobre alguma área ou algum
mercado que não dominava.
"Eu ligava para um amigo e em
alguns minutos já sabia o que precisava para atender melhor meus
clientes", diz ele, que fez o MBA
executivo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
"A turma era bastante variada, favorecia a troca de informações."
O professor também ajudava a
abrir mercado. "Ele fazia trabalho
semelhante ao meu e me repassava clientes." Da colaboração nasceu a sociedade em um escritório
de consultoria empresarial.
O professor em questão, Miguel
Noronha, 42, trabalhou por mais
de dez anos como executivo antes
de se dedicar à consultoria e às aulas. Ele avalia que "ser professor
de um MBA oferece uma excelente projeção e traz clientes".
Grupos de ex-alunos
Uma das melhores maneiras de
aproveitar ao máximo a "parte
social" do MBA é participar das
associações de alunos. É a chance
de conhecer melhor os colegas,
mas evitando ser inconveniente.
"O executivo precisa agir naturalmente. Tem de conversar com
os outros sem forçar intimidade
nem insistir muito", ensina a especialista em etiqueta Claudia
Matarazzo.
Além do corpo a corpo, algumas escolas possuem listas de discussão pela internet das quais
participam tanto os alunos atuais
como os antigos. No curso MBIS,
MBA em tecnologia da informação da PUC-SP, por exemplo, os
executivos usam a rede para fazer
um intercâmbio de currículos.
"Quando queremos algum profissional com um determinado
perfil, mandamos um e-mail e logo um companheiro indica alguém interessante", diz Valter Jagosich, ex-aluno que achou emprego com a ajuda da lista.
(RAP)
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