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ESTÁGIO
Dependendo do porte da empresa e das perspectivas de contratação, voluntariado compensa
Trabalhar de graça pode valer a pena
DA REDAÇÃO E
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Depois de ralar oito horas por
dia, um estagiário ganha, em média, R$ 866 ao final do mês. Para
tanto, deixa para trás uma concorrência média de 59 candidatos
por vaga (comparável à da graduação mais disputada da Fuvest
2004, publicidade, com 61 candidatos/vaga) e abre mão de muitas
horas de lazer e de estudo em nome do aprendizado na prática.
Mas, quando o assunto é conseguir um bom estágio, muita gente
trabalha até de graça. E pode valer
a pena. "A ajuda financeira sempre é bem-vinda, mas o estágio
voluntário também é válido, uma
vez que a empresa poderá aproveitar o jovem depois, como colaborador", diz Suely Cândido, sócia da consultoria Definite.
A única ressalva que faz é que a
empresa "tem de ser séria". O
alerta vale para não confundir
aprendizado com exploração. Se
não houver nenhuma perspectiva
de ganho futuro, é hora de ir ao
mercado buscar nova colocação.
Outra coisa importante é o seguro de acidentes pessoais. A empresa pode até não oferecer bolsa,
mas o seguro -que remunera o
jovem ou seus familiares em caso
de invalidez ou morte- é obrigatório por lei. Apesar disso, 2% das
empresas pesquisadas pela Folha
disseram não conceder a garantia.
Extremos
Ganhar relativamente pouco e
aprender muito se mostrou uma
equação favorável para a estudante de hotelaria Talita Santos Figueredo, 19, que estagia na rede
Bourbon, de hotéis. "O aprendizado é o que mais me interessa no
momento. Estou tendo oportunidade de estagiar em uma empresa
grande, com perspectivas de crescimento." Ela recebe R$ 350/mês.
Na outra ponta estão os estágios
privilegiados, com bolsas acima
da média. É o caso de Gillette
(R$ 1.150), Biolab (R$ 1.275) e
FMC Química (até R$ 1.300).
Nessas companhias, o estagiário põe a mão na massa para fazer
jus ao dinheiro. "As responsabilidades do estagiário são as mesmas de um profissional", conta
Maria Lucia Murimelli, diretora
de RH da FMC. (RE e AM)
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