São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como incrementar o seu currículo

DA REDAÇÃO

Para salvar o currículo do limbo das gavetas e pastas dos recrutadores e fazê-lo ser (bem) lido, o segredo é saber dar destaque à apresentação do documento.
No caso, destacar não é usar folhas coloridas, tintas de vários tipos, papéis com relevo. Longe disso, a dica dos especialistas é ser sóbrio.
Use folha branca, tinta preta, tamanho de letra mediano, e disponha tudo em ordem clara de tópicos: dados pessoais, objetivo, formação acadêmica (ou nível médio), experiência profissional, atividades voluntárias, idiomas, domínio de informática, hobbies e outras experiências acumuladas.
Como estudantes em geral têm pouca vivência profissional, valorize outros pontos, como projetos acadêmicos e, especialmente, voluntariado -o que demonstra que você está antenado com o mundo à sua volta.
Em relação ao tamanho, basta uma página de currículo, avisa Elaine Saad, da Right Saad Fellipelli. Segundo ela, incluir o trabalho de conclusão da graduação no histórico pode ser uma boa, desde que esteja ligado à área de trabalho de interesse.
O excesso de dados é prejudicial. Nunca inclua números de documentos (RG, CPF etc.), nome de pai, mãe, todas as escolas em que estudou desde a pré-escola.
Também não mencione características pessoais, como "sou líder e tenho iniciativa". Deixe que os empregadores descubram suas qualidades por eles mesmos, durante a entrevista pessoal.

Texto Anterior: Trabalhar de graça pode valer a pena
Próximo Texto: Deficientes e parentes de funcionários têm "cota"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.