São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha do curso deve ser criteriosa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A necessidade de qualificação para o terceiro setor fez surgir uma série de cursos: de especializações e wokshops até empreendimentos de maior fôlego, como o MBA que a USP inicia em março de 2003 (veja quadro na página ao lado). O problema é escolher entre tantas opções.
"A oferta é cada vez maior, mas é preciso saber quais cursos realmente têm qualidade", alerta Graciela Selaimen, da Rede de Informações do Terceiro Setor.
Para o professor da Eaesp-FGV, Luiz Carlos Merege, essa preocupação com a formação vai mudar o perfil do profissional atual e dos futuros empregados das organizações sem fins lucrativos.
Os primeiros funcionários de ONGs, geralmente "improvisados" em suas funções, estão procurando os cursos para se qualificarem, e alunos das mais diversas faculdades já direcionam a carreira para o setor na graduação.
Melissa Porto Pimentel, 32, e Alan Guedes, 22, são exemplos dessas duas pontas do processo. Ela, bióloga de formação, acabou caindo no terceiro setor por acaso. Depois de cinco anos na ONG de educação Cenpec, resolveu fazer um mestrado na Inglaterra, sobre gestão no terceiro setor.
De volta ao Brasil, Melissa foi contratada para montar o Instituto Camargo Corrêa, do qual é superintendente hoje. Ela concorda que o mercado caminha para a profissionalização, mas diz que os salários ainda precisam ser compatíveis com os de outras áreas.
O estudante de administração da USP Alan Guedes não tem dúvidas quanto a fazer carreira no terceiro setor. Ele estagia na ONG Programa Artesanato Solidário e seu trabalho de conclusão de curso é sobre a área. "Quero continuar em ONGs. A longo prazo, eu penso em trabalhar em algum organismo ligado à América Latina", afirma.



Texto Anterior: 3º Setor, Profissional de 1ª: Trabalhar no terceiro setor exige até MBA
Próximo Texto: Amigos distribuem melhores vagas entre si
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.