São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exercício de impacto

Fazer alongamento antes e depois da atividade física ajuda a diminuir dores nas costas, como constata o bailarino Raymundo Costa, 50 anos, 30 de dança. "Eu me alongo por meia hora antes, por 15 minutos depois e ainda durante o ensaio", diz ele, que sofreu muito no começo da carreira.
Hoje ainda sente incômodos fortes por causa das contraturas musculares decorrentes de movimentos repetitivos, que só passam com massagem e relaxantes musculares. "Só reduzo um pouco o ritmo e evito movimentos que exigem muito da coluna, como as torções", conta o bailarino, que integra a Cia. 2 do Balé da Cidade.
Para Ricardo Cury, da Santa Casa de São Paulo, cada exercício físico solicita mais um grupo muscular, e o das costas é o alvo na dança. Outras atividades, como a musculação, também podem desencadear dores. "A má postura durante os exercícios pode causar inflamação, e muito peso pode forçar a musculatura de maneira incorreta", diz. Fazer as séries sentado, com a coluna apoiada, diminui as chances de problemas.
Maratonistas e praticantes de equitação podem sentir dores lombares por causa do impacto causado na região. Já o ciclismo e o nado borboleta podem sobrecarregar as costas.


Texto Anterior: O peso do mundo nas costas
Próximo Texto: Ossos do ofício
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.