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CIÊNCIAS SOCIAIS
Pesquisa de mercado e terceiro setor são opções recentes de atuação
DA REPORTAGEM LOCAL
Ao escolher a carreira que seguiria, Célio Leite, 30, levou em
conta alguns critérios, como características pessoais, ambiente
de trabalho e mercado. Ele conta
que sempre gostou muito de política e sempre foi muito curioso.
"Eu gostava de discutir sobre todos os assuntos e tinha uma necessidade incessante por explicações", lembra. "Por isso escolhi
ciências sociais."
Segundo ele, a curiosidade e o
constante questionamento são
características importantes para
quem pensa em seguir essa profissão. "Por mais que o mercado
de trabalho seja variado, é um
curso que exige isso dos alunos. A
curiosidade é o que faz um cientista social ser um cientista social.
E o conformismo não combina
com a profissão. Mas já aviso que
é bom estar preparado para lidar
com as diferenças. Seu ponto de
vista não é necessariamente o certo, e suas convicções e valores
ideológicos serão o tempo inteiro
postos à prova na faculdade. Tive
alguns conflitos por isso."
As ciências sociais, na faculdade, se dividem em três áreas: sociologia, antropologia e ciências
políticas.
Hoje, Leite trabalha com pesquisa de mercado, uma área que
vislumbrava desde o início da faculdade. Seu primeiro emprego
como cientista social foi com pesquisa acadêmica, no Núcleo de
Estudos da Violência da USP, onde ficou seis anos.
Depois, atuou na Cúria Metropolitana de São Paulo, para a qual
desenvolveu uma pesquisa sobre
suicídio na Polícia Militar. "Mas
eu queria mais dinamismo, então
fui em busca de um emprego com
pesquisa de mercado."
Há quatro meses na CNP Brasil,
ele é gerente de pesquisa. "Aqui
temos clientes de todas as áreas.
Fazemos pesquisas para lançamentos de produtos e de marcas e
pesquisas de satisfação. Estou satisfeito." Como gerente, ele é responsável pela parte mais administrativa, fazendo resumos para
clientes, coordenando a elaboração de questionários e também
uma equipe de varejo.
No grupo de analistas, além de
cientistas sociais, há profissionais
de marketing e administradores,
por exemplo.
"O ramo de pesquisa de mercado é um campo novo para cientistas sociais, assim como o terceiro
setor. Há cerca de 30 anos, esses
profissionais atuavam apenas no
mercado acadêmico, no setor público e na política. Hoje, um cientista social pode atuar em infinitas
áreas. Tudo é passível de uma discussão e de uma análise sociológica."
(MS)
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