UOL


São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Schumacher assegura a 53ª pole da carreira, e Barrichello larga logo atrás do alemão no GP da Espanha

Ferrari, com carro novo, garante a 1ª fila

Loic Venance/France Presse
No primeiro treino classificatório da nova Ferrari, Barrichello e Schumacher se abraçam para comemorar a primeira fila na Espanha


FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

A Ferrari está de volta. Ao que tudo indica, com ainda mais força do que na última temporada.
No primeiro treino oficial com seu novo modelo, o F2003-GA, a escuderia conquistou ontem a primeira fila no grid do GP da Espanha, quinta etapa do Mundial.
E, sinal de bons ventos para os italianos, Michael Schumacher retomou sua rotina de recordes.
O alemão conquistou a pole position. Foi a terceira do ano e 53ª da carreira. Será o 88º GP em que ele sairá da primeira fila, nova marca histórica da F-1, superando Ayrton Senna. Rubens Barrichello sai em segundo. A largada será às 9h (de Brasília), com TV.
"Toda a equipe trabalhou duro para trazer este carro para cá. Sabia que era rápido, mas agora isso está provado em um treino oficial. Posso dizer que ele é ainda mais rápido do que o último", afirmou Schumacher, ainda abatido pela morte da mãe, há duas semanas.
Até agora, a estréia do novo modelo é melhor do que a do F2002, carro que venceu 14 dos 15 GPs que correu no ano passado.
Em 2002, Schumacher foi o segundo no grid em Interlagos -Barrichello correu ainda com o carro de 2001. Na ocasião, ficou atrás de Juan Pablo Montoya.
Ontem, após um início conturbado no campeonato, a Ferrari pela primeira vez no ano não teve adversários. E o mérito não foi só da eficiência do F2003-GA. As rivais McLaren e Williams trataram de se embananar sozinhas.
Na primeira, David Coulthard sairá em oitavo e Kimi Raikkonen, líder do Mundial, em último -ontem ele errou, saiu da pista e abortou a volta lançada. Na outra, Ralf Schumacher largará em sétimo e Montoya, em nono.
Assim, Schumacher só teve que se preocupar com Barrichello, que saiu antes à pista e cravou 1min18s020, a pole provisória.
"Durante a volta, eu não sabia como estava em relação ao Rubens, mas tentei fazer o melhor para ver o que conseguia", disse.
Ele foi 0s258 mais veloz. E, diante dos resultados de seus pretensos adversários, declarou que inicia hoje, para valer, a luta pelo sexto título mundial: "Com o Kimi em último, tenho uma ótima chance de ir atrás da liderança".
Hoje, Schumacher é o terceiro no Mundial, com 18 pontos, 14 a menos do que o finlandês. Caso o F2003-GA aguente o ritmo do GP da Espanha, a questão será saber apenas quanto tempo levará para que o alemão alcance o topo da tabela. Não deve demorar.

NA TV - GP da Espanha, Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: O de sempre
Próximo Texto: Barrichello dá dica de que tem tática-padrão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.