São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

"Reis de Copas"

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Real Madrid ganhou muito mais que um Mundial. Pouca gente percebeu ou destacou isso, mas o poderoso time espanhol passou a ser agora, e só agora, o time com maior número de títulos internacionais oficiais.
"O clube branco, graças às suas recentes conquistas, volta a conquistar a liderança, superando seu grande competidor europeu, o Milan. Também iguala o Independiente, que até hoje era presumidamente o único clube com 15 títulos internacionais. Com o devido respeito a todos, o Real Madrid, mais que nunca, é a melhor equipe do mundo." Assim está escrito agora no site oficial do Real.
São nove títulos da Copa dos Campeões, três Mundiais interclubes, duas Copas da Uefa e uma Supercopa da Europa. Ou seja, 15 troféus de reconhecida expressão.
"El Rey de Copas" é o título que orgulhosamente o Independiente carrega há anos. O time argentino, que beliscou mais uma taça nacional na última semana, desafia o Real Madrid em conquistas. Gaba-se por ser o clube do século 20 com mais títulos internacionais (sete Libertadores, dois Mundiais interclubes, três Copas Interamericanas, duas Supercopas e uma Recopa Sul-Americana). O Real, o melhor clube do século 20, só empatou com o time de Avellaneda em taças neste século.
O time de Madri exibe lista com rivais europeus que mais ganharam troféus em disputas internacionais neste planeta: Milan (13), Ajax (11), Barcelona e Juventus (10), Liverpool (9), Bayern de Munique (8) e Inter de Milão (7).
Diga-se de passagem que o Olimpia, o rival do Real em Yokohama, não é uma "galinha-morta". O time paraguaio é também conhecido em seu país como um "Rey de Copas" (três Libertadores, um Mundial, uma Supercopa e uma Recopa Sul-Americana).
Com seis títulos internacionais, só é superado em número de conquistas por um clube brasileiro: o São Paulo (duas Libertadores, dois Mundiais, uma Supercopa, duas Recopas e uma Conmebol).
A julgar pela grande presença de membros do G-14 na segunda fase da Copa dos Campeões e pela retomada em 2003 de um segundo interclubes na América do Sul (a Copa Sul-Americana tampão acaba quarta-feira para sempre), a disputa entre os ""Reis de Copas" pelo topo da lista dos maiores vencedores da bola será intensa.
A Libertadores, quem diria, voltará a contar com times que fizeram história no continente e que há muito tempo penavam em território nacional, como Santos e Racing. Outra boa novidade: o campeão da Copa Pan-Americana (já está praticamente tudo certo) enfrentará o campeão da Copa da Uefa, assim como sempre duelam os vencedores da Copa dos Campeões e da Libertadores.
As disputas internacionais de clubes estão ganhando cada vez mais fôlego, e espera-se, possivelmente ainda na gestão do suíço Joseph Blatter na Fifa, a segunda edição do Mundial de Clubes.
Na luta entre os ""Reis de Copas" da Europa e da América do Sul no Mundial interclubes, a vantagem agora é mínima do continente meridional -um título a mais.
A luta pelo título de ""Rei de Copas", porém, foi lançada de fato nos últimos dias. O Real Madrid se igualou ao Independiente, e ambos estão bem na dianteira.
Milan, Santos, Ajax, Boca Juniors, Juventus, Grêmio, Inter, entre outros, rodarão o mundo em 2003, mas precisarão de alguns bons anos para assumir o trono.

Rei de Copas
Ronaldo ganhou mais uma: melhor do Mundial interclubes-2002. Ele foi bem, assim como Zidane, que deu passe de calcanhar, como Roberto Carlos, que cruzou, como Raúl, que deixou passar a bola, e como Figo, que para muitos foi, de fato, o melhor em campo.

Rainha de Copas
O sorteio dos grupos da Libertadores acontece nesta terça-feira.

Rei de Copas
A final da Copa dos Campeões da África entre Raja Casablanca e Zamalek está ganhando mais espaço na mídia que qualquer outro interclubes africano. O primeiro jogo foi 0 a 0. O segundo é sexta.

Rainha de Copas
Copa dos Campeões ao vivo. Na terça, Barcelona x Newcastle e Inter x Bayer. Na quarta, Manchester x La Coruña e Juventus x Basel.

E-mail rbueno@folhasp.com.br



Texto Anterior: Memória: Dirigentes com problemas levam título desde 97
Próximo Texto: Futebol: Governo Lula vai manter Refis para times endividados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.