São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubes travam "guerra fria" por poder no futebol

FERNANDO MELLO
DO PAINEL FC

Mais do que os três pontos do clássico de hoje, no Morumbi, São Paulo e Corinthians disputam maior poder de influência nas decisões do futebol brasileiro.
Fora de campo, com os microfones desligados, no caso do São Paulo, ou ligados, no do Corinthians, os arqui-rivais travam uma verdadeira "guerra fria" nos bastidores desde que Marcelo Portugal Gouvêa assumiu o comando do Morumbi, em abril deste ano.
Inferiorizados em relação ao Palmeiras, que tem Mustafá Contursi na cúpula do Clube dos 13, os dois times duelam para ver quem comandará a Liga Nacional.
O São Paulo saiu na dianteira logo após a posse de Gouvêa. O presidente são-paulino conseguiu colocar um homem de sua confiança -Juvenal Juvêncio- na secretaria-geral da Liga Rio-São Paulo, encabeçada por Eduardo José Farah. O projeto, porém, ruiu junto com a liga, que perdeu importância com a extinção do regional decretada com a divulgação do calendário da CBF.
A dobradinha Farah-Gouvêa ganhou corpo a partir da negociação envolvendo Ricardinho. O presidente da Federação Paulista, enfraquecido, pediu o apoio do são-paulino. Em troca, ofereceu-se como cabo eleitoral de Gouvêa na liga e convenceu o Corinthians a ceder o meia por R$ 6 milhões.
O são-paulino também se reuniu secretamente com Alexandre Kalil (Atlético-MG), Mario Celso Petraglia (Atlético-PR) e Fernando Miranda (Sul-Minas) para discutir mudanças no C13 e lançou sua candidatura à presidência da liga. Foi só a reunião vir a público para, imediatamente, o vice corintiano Antonio Roque Citadini vetar a pretensão do rival. "Acho um péssimo nome."
No Corinthians, não se admite a hipótese de ter o são-paulino na presidência da nova entidade. Próximo de Fábio Koff, presidente do C13, Alberto Dualib tenta costurar um nome que dê força ao Corinthians. Ou que pelo menos neutralize Gouvêa, a quem pediu para que não lhe dirigisse a palavra.


Texto Anterior: Contra a Fiel
Próximo Texto: Treinadores exploram rivalidade entre atletas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.