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Prepare-se para escrever; a redação agora é eliminatória
PROVA PASSA A SER OBRIGATÓRIA APÓS DECISÃO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL
O vestibular de inverno deste
ano será marcado pela inclusão
obrigatória da prova de redação
com caráter eliminatório. Essa foi
uma das mudanças estipuladas
pelo ministro Paulo Renato Souza
após a aprovação de um semi-analfabeto em dois vestibulares
no Rio de Janeiro, em 2001.
A diferença para o aluno é a responsabilidade de não zerar a prova. Cabe às instituições determinar a nota mínima de eliminação.
Conseguir uma nota maior na
redação aumenta as chances de o
estudante entrar em uma boa universidade. Segundo a coordenadora de português do cursinho
Etapa Vestibulares, Célia Passoni,
cada ponto em uma prova equivale a deixar para trás de 3.000 a
5.000 concorrentes.
"O aluno não deve ficar alarmado com a nova resolução e sair decorando a gramática", diz. "Uma
boa redação não é medida apenas
pela ortografia, mas, principalmente, pela qualidade das informações e pela estrutura do texto."
Para Célia, o vestibulando deve
ampliar a sua formação cultural,
lendo, por exemplo, os livros exigidos pelas universidades e observando o estilo de seus autores,
além de jornais e revistas com temas atuais. Uma boa base nas outras matérias também é essencial.
Segundo especialistas ouvidos
pela Folha, a não-compreensão
do tema da redação é um dos erros mais comuns cometidos pelos
estudantes. Na pressa para começar a prova, não a lêem com atenção e acabam escrevendo sobre
um tema diferente do proposto.
"O vestibulando deve gastar de
10 a 15 minutos do tempo da prova analisando o tema", afirma
Maria Aparecida Santos, responsável pelo laboratório de redação
do Curso Objetivo.
Depois de reler algumas vezes
os textos-tema, a recomendação
de Maria é que o aluno sublinhe as
palavras-chave, reescreva com as
próprias palavras o assunto proposto e o questione. Primeiramente, afirma, deve situá-lo no
espaço, estabelecer o tempo que
está sendo tratado e, finalmente,
delimitar do que se trata o texto.
De acordo com Izidoro Blikstein, autor do livro "Técnicas de
Comunicação Escrita" e professor
de comunicações, linguística e semiótica da FGV-EAESP, para saber escrever bem, o estudante
precisa saber se comunicar bem.
"As condições para uma boa comunicação são conhecer a natureza e o comportamento humanos, além de temas de diferentes
áreas. É preciso, antes de tudo,
criar uma cultura geral", afirma.
Na hora de escrever, a primeira
condição, diz o professor, é ser
criativo, estimular o leitor e provocar reações. "Fazer uma boa redação não é "escrever bonitinho".
As equipes de correção percebem
claramente quando as palavras
estão no texto só para enfeitar."
Para o coordenador de redação
do Anglo Vestibulares, Antonio
Carlos Moreira, a medida do ministro confirma a deficiência dos
alunos no aprendizado da língua
portuguesa. "Não há incentivo
nas escolas para a prática da redação e, quando chegam ao cursinho, precisam suportar altas doses de informação."
(ANA GABRIELA DICKSTEIN E LUIS RENATO STRAUSS)
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