São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Workshop mostra valor da gambiarra

DA REDAÇÃO

O workshop de Philippe Vancayseele não foi instrutivo apenas porque ensinou aos alunos regras sofisticadas para fazer chocolate. Ele também demonstrou aos brasileiros o valor de uma boa gambiarra na produção.
Os participantes do workshop ficaram boquiabertos ao descobrirem que copinhos de chocolate podem ser feitos sem formas. Basta arranjar uma esponja (dessas de tomar banho), cortá-la na forma de um cilindro, envolvê-la com um plástico apertado e mergulhar a gambiarra na panela com o chocolate derretido.
Depois, coloca-se a esponja coberta de chocolate sobre uma placa de mármore que saiu diretamente do congelador (seco) -e leva-se tudo à geladeira (seca).
Passados uns 15 minutos, já se pode tirar a esponja, apertando-a levemente e deixando soltar um perfeito copinho de chocolate.
Mais surpreendente ainda foi a técnica apresentada por Vancayseele para fazer conchas e formas arredondadas.
O procedimento é igual ao do copinho, só que no lugar da esponja ele usou uma bexiga cheia de ar, que é mergulhada parcialmente na panela com chocolate.
Depois de 15 minutos na geladeira (seca), fura-se a bexiga, e pronto: o chocolate ficou modelado numa forma côncava e fina.
"Qual é a melhor forma de derreter o chocolate em casa?", perguntou Vancayseele. "Em banho maria", respondeu alguém. Errado. É mesmo no seco microondas.
Numa vasilha de plástico (evite refratários), leva-se o chocolate sólido ao microondas, onde ele fica por no máximo 30 segundos. Mexe-se depois a mistura com uma colher de pau. Se ela não estiver no ponto, a vasilha volta ao microondas, por mais um ou dois segundos, e assim por diante.
Mais difícil é conseguir o outro feito de Vancayseele: permanecer com o avental limpo depois de duas horas de estripulias com chocolate.


Texto Anterior: Gastronomia: Bem-vindo ao reino do chocolate fino!
Próximo Texto: DVD/lançamento: Estranho mundo de "Twin Peaks" volta a assombrar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.