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Líder de 2003 encolheria 60%
DA REPORTAGEM LOCAL
O maior êxito comercial no
mercado brasileiro em 2003 -o
filme "Todo-Poderoso", estrelado por Jim Carrey, que teve renda de R$ 33 milhões e público de
5,4 milhões- teria um lançamento 60% menor sob as novas
regras do Ministério da Cultura.
O distribuidor do título, Rodrigo Saturnino (Columbia), refez os cálculos de quanto teria
de investir (versus o potencial
de rentabilidade do filme), considerando válidas as novas taxações previstas no projeto de lei
-4% para anúncios publicitários em TV e R$ 600 mil para
lançamentos acima de 200 cópias. "Todo-Poderoso" estreou
em junho de 2003, em 236 salas,
distribuídas por 92 cidades.
Feitas as contas, Saturnino
concluiu que gastaria 30% mais
para fazer o lançamento com
idêntico número de cópias. A
matemática aponta desvantagem financeira. A aposta de resultado azul ficaria num lançamento com cem cópias (faixa
taxada em R$ 60 mil pelo projeto de lei), em totais 37 cidades.
Para Saturnino, esse cenário
levará à redução de salas com
perfil de filmes populares, inclusive os títulos brasileiros. "Essas
medidas beneficiam os filmes
autorais, de elite, mas o padre
Marcelo está preocupado", diz.
A Columbia co-produz e distribui os filmes do religioso.
(SA)
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