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"O SOL DE CADA MANHÃ"
Cage vive homem sem lugar no mundo
THIAGO STIVALETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Não se deixe enganar pelo título em português. "O Sol de
Cada Manhã" parece nome de um
daqueles melodramas rasgados
de Douglas Sirk ou de uma fábula
americana à la Frank Capra. Ao
contrário, "The Weather Man" (O
Homem do Tempo, em inglês)
constrói uma fábula da desilusão
que pouco lembra o universo de
Capra, diretor de "A Felicidade
Não se Compra".
Num registro melancólico, Nicholas Cage dá prova do seu talento como David Spritz, o homem do tempo de um canal de
TV em Chicago, divorciado e pai
de dois filhos, que sonha com a
promoção para uma emissora
maior de Nova York. Sua figura
na TV existe para dar ao menos
uma certeza aos que o assistem: a
de que hoje ou amanhã vai chover, ou fazer sol, ou nevar. Mas
Spritz é um homem com cada vez
mais dúvidas sobre si mesmo.
Ele dedica o máximo de tempo à
filha gorda e desajustada, mas não
entende por que seus esforços para "melhorá-la" não dão certo.
Também tenta se reaproximar da
ex-mulher (Hope Davis), mas só
consegue piorar a hostilidade dela. Quer ser motivo de orgulho para o pai (Michael Caine), um
grande escritor hoje no ostracismo, mas o máximo que consegue
é ser alvo de milk-shakes que os
transeuntes lhe jogam na cara.
O diretor Gore Verbinski, que
até hoje só fez filmes comerciais
como "O Chamado" e "Piratas do
Caribe", consegue construir o tocante retrato de um homem que
não consegue encontrar seu lugar
no mundo. Por meio de uma narração em primeira pessoa, dá a
ver a profundidade dos questionamentos e dilemas de Spritz,
mas tudo o que o mundo enxerga
nele é um ser patético. O subtexto
contém uma ácida crítica ao discurso do sucesso a qualquer preço
e à felicidade superficial promovidos pela cultura americana -representada em uma das melhores
cenas do filme por um bizarro balão do Bob Esponja.
Verbinski deve ter Antonioni
como um de seus mestres. Os planos finais, com Spritz andando
por uma improvável rua deserta
(que lembra "O Eclipse") e depois
impresso contra um chroma-key
verde do estúdio de TV (como as
pessoas diante das paredes brancas em "A Noite") dão conta da
imensa solidão de estar no mundo e da impossibilidade de comunicar o universo interior ao outro.
Um pequeno grande filme.
O Sol de Cada Manhã
The Weather Man
Produção: EUA, 2005
Direção: Gore Verbinski
Com: Nicholas Cage, Michael Caine
Quando: a partir de hoje no Metrô Santa
Cruz, Market Place Playarte e circuito
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