São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003 |
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MÔNICA BERGAMO A coluna acompanhou um dia de gravação de "Mulheres Apaixonadas" Oito horas na novela das oito
Roteiro de gravação. Cena 21, capítulo 159: Salete brinca com a boneca, mas está triste... A pequena Salete (Bruna Marquezine) dá papinha para a sua boneca de pano e pensa na mãe, Fernanda (Vanessa Gerbelli), em coma no hospital Miguel Couto. Bruna, concentrada, ergue a colher, lentamente. Seus olhos se enchem de lágrimas. CORTA! "Amor, bota esse copo de leitinho um pouquinho mais à direita. Nem tanto, agora você tirou ele totalmente [da visão da câmera]. Menos, menos... Isso. Obrigado, amor." A voz e as ordens do diretor Ricardo Waddington chegam ao estúdio por meio de uma enorme caixa de som pregada na parede. O diretor fica numa sala ao lado, o switcher, vendo, em nove telas, as imagens captadas por quatro câmeras que gravam as cenas. Uma novela da TV Globo em que trabalham 113 atores e 170 profissionais de produção, que gasta R$ 200 mil (um apartamento de classe média) por dia em cada capítulo e é vista por cerca de 45 milhões não pode dar errado. "Não pode dar errado", repete Waddington. É por isso que, naquela terça, 19, ele passou 480 minutos (oito horas) no Projac, o complexo de gravações da TV Globo, gravando cenas que, no ar, duraram 25 minutos. Um fiapo de cabelo na testa de Bruna, e a gravação pára. "Tira o cabelinho do rosto que tá com uma sombrinha, amor." Ao lado de Waddington, no switcher, ficam o diretor de corte, que ajuda a selecionar as imagens captadas pelas câmeras no estúdio, o coordenador de produção e a continuísta, Aurora Chaves. Ela é a responsável pela coerência da trama. Isso significa desde zelar para que um ator esteja com a mesma roupa numa cena (ainda que pedaços dela sejam gravados em dias distintos) até alertar o autor, Manoel Carlos, de que Carlão (Marcos Caruso) e Irene (Marta Mellinger) não poderão comemorar o aniversário de casamento. Por um motivo simples: eles celebraram a data há menos de um ano. Ninguém lembrava. Aurora, sim. Cena 11: apartamento de Lorena. Expedito diz a Lorena que ele e Marina se beijaram... Waddington deixa o switcher e vai até o estúdio para dirigir Lorena (Suzana Vieira). Explica: "Não é uma adolescente que sai enlouquecida depois de ouvir [que o marido, Expedito (Rafael Calomeni), beijara Marina (Paloma Duarte)]. Ela se olha no espelho e diz: "E agora, como vou lidar com isso?'". Suzana completa: "Só no fundo do olho dela se vê que está triste...". É isso. Suzana ensaia com o diretor. Ensaia de novo, para as câmeras. De volta ao switcher, Waddington ordena: "Música!". Philip Glass. O som não irá ao ar. Serve apenas para ajudar na concentração de Suzana. Lágrimas surgem em seus olhos. Gravando! De primeira. Perfeito. Câmeras desligadas, Suzana grita, como se fosse Lorena: "F.d.p., ainda bem que não dei um carro para ele [Expedito]!". A equipe de gravação cai na gargalhada. "Vai de táxi para a casa da outra, Expedito!", brinca a atriz, que chama as 30 pessoas que estão no estúdio -o ator Calomeni, camareiras, cabeleireiros, maquiadores, assistentes, contra-regras- de "Zuzu". Na banheira de Lorena
Cena 9: banheira de Lorena, ela
coberta de espuma até o pescoço... ele [Expedito] olha disfarçadamente da porta...
Cena 1: hospital Miguel Couto.
Helena encontra Miguel e pede
para ele ajudá-la a ver Fernanda... Depois de rápido almoço, a
equipe volta ao estúdio para
gravar as cenas em que Helena
(Christiane Torloni) vai ao CTI
do hospital Miguel Couto para
ver Fernanda. Centenas de figurantes tomam o estúdio para interpretar pacientes do hospital.
Daniel Soares, 21, é o "doente"
que fica ao lado de Fernanda.
Queria seguir carreira no Exército. Acabou recrutado por uma
empresa de figurantes numa
academia de ginástica. Ganha
R$ 42 por dia para ficar deitado
no CTI. |
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