São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apartamentos pequenos são maioria

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os pequenos dominam a zona leste. A média de área útil dos apartamentos é de 65,8 m2 na região, e 91% dos lançamentos entre 1999 e 2003 foram de dois (57%) ou de três (34%) dormitórios.
Esse tipo de imóvel vai ao encontro da demanda dos compradores locais, diz a arquiteta Elizabeth Goldfarb. "São pessoas de renda baixa ou média, que procuram um produto um pouco melhor que o popular", explica.
Para Regina Monteiro, do Movimento Defenda São Paulo, "é mais fácil vender na região uma unidade de 65 m2 do que uma de 90 m2. A população de lá não tem condições de comprar maiores".
Os incorporadores afirmam que havia demanda reprimida por moradias pequenas e com boa oferta de lazer. "Há muitas que custam até R$ 60 mil e ficam próximas ao metrô e ao comércio", diz Romeu Braga, da Tenda.
"O Tatuapé teve uma explosão de alto padrão, mas hoje tem produtos menores", confirma Lucimar Fernandes, da Hernandez.
Mas há "realidades distintas", reforça Emílio Haddad, professor da FAU-USP. "Uma é a da zona leste mais próxima do centro, a do Tatuapé. Outra é a do fim do município, como no Iguatemi e em Cidade Tiradentes." (EV)

Texto Anterior: São Paulo em zonas - Leste: Lançamentos caem 7% e região vive crise
Próximo Texto: Seis distritos não têm obras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.