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JOÃO ROBERTO FARIA
O autor
Não gostaria de responder em
termos absolutos à pergunta,
uma vez que Machado e
Guimarães Rosa são grandes
escritores, cada um à sua
maneira.
No entanto, se é preciso
escolher, fico com Machado,
mais por uma questão de gosto
pessoal do que por uma
convicção de que ele seja de fato
maior escritor do que Guimarães
Rosa.
Machado é o escritor que mais
releio; e, a cada releitura, ao
prazer da escrita se soma o de
vislumbrar novos significados
em seus textos, o que é
fundamental para quem estuda
literatura. A meu ver, nos seus
melhores romances e contos há
uma percepção da natureza
humana em um grau de
profundidade que nos faz pensar
em Shakespeare.
Ao mesmo tempo, ninguém
dissecou os mecanismos sociais
da vida brasileira da segunda
metade do século 19 como ele,
com tanta agudeza. Isso o torna
simultaneamente o mais
universal e o mais brasileiro dos
nossos escritores.
A obra
A obra de Machado que me
parece a mais importante -ou
pelo menos a de que mais
gosto- é "Dom Casmurro", pelo
valor intrínseco da alta
realização literária conseguida
pelo escritor. Vejo nesse
romance uma síntese perfeita do
nacional com o universal. No
diálogo com o "Otelo", de
Shakespeare, Machado nos dá a
chave para a compreensão do
romance como um romance
sobre o ciúme -um estudo da
natureza humana-, não sobre o
adultério.
No enredo e na criação das
personagens, bem como nas
tensões entre elas, desenha-se o
Brasil ainda aprisionado pelas
estruturas patriarcais e
escravistas do século 19.
Acrescente-se outra qualidade
notável: a criação de um
narrador "indigno de confiança",
hábil advogado de acusação que
destila veneno no coração de
seus leitores para que se juntem
a ele na condenação da suposta
mulher adúltera.
JOÃO ROBERTO FARIA é professor de literatura brasileira na USP, organizador de "Antologia
do Teatro Realista" (ed. Martins Fontes) e "Dicionário do Teatro Brasileiro" (ed. Perspectiva).
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