Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Debate de candidatos a vice será agressivo, preveem analistas

Democratas tentam compensar desempenho fraco de Obama contra oponente republicano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os principais candidatos à Vice-Presidência dos EUA -o atual ocupante do cargo, Joe Biden, 69, e o deputado republicano Paul Ryan, 42- se enfrentam hoje, a partir das 22h (horário de Brasília), em um debate cuja importância aumentou nos últimos dias.

Para os democratas, será uma tentativa de compensar o fraco desempenho do presidente Barack Obama no debate da semana passada -segundo pesquisas de opinião e analistas, seu desafiante na corrida à Casa Branca, Mitt Romney, saiu-se bem melhor.

Ao contrário do que ocorreu em 2008, quando Biden se preocupou em não soar excessivamente agressivo no debate com Sarah Palin, seus colegas de partido acreditam que ele partirá para o ataque.

"Acho que ele vai jogar duro", disse ao "Washington Post" a ex-governadora de Michigan Jennifer Granholm, que fez o papel de Palin na preparação de Biden para o debate de quatro anos atrás.

Os republicanos também apostam num debate acalorado: o próprio Ryan disse esperar "que o vice-presidente venha para cima de mim como uma bala de canhão".

O encontro dos vices acontecerá em Danville, no Kentucky (sul dos EUA), e será dividido em nove blocos de cerca de dez minutos cada um.

Diferentemente do debate presidencial, que se restringiu a assuntos internos, o de hoje deve abordar também a política externa -os democratas pretendem explorar a pouca familiaridade de Ryan com o assunto e sua inexperiência em debates nacionais.

Chefe da Comissão de Orçamento da Câmara, o deputado é conhecido por sua proposta de política fiscal austera. Católico praticante, Ryan foi escolhido para a chapa com Romney por seu apelo entre os ultraconservadores.

Entrevistado ontem por um programa de rádio, Obama disse ter sido "educado demais" com seu adversário republicano no encontro da semana passada e prometeu ser mais incisivo no próximo debate, no dia 16. "A boa notícia é que foi só o primeiro."

NA TV
Joe Biden x Paul Ryan
Candidatos a vice debatem nos EUA
QUANDO 22h, Fox News e CNN (canais 151 e 153 da Net)

Confira o live-blogging do debate
folha.com/122842

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.