|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ônibus lotam e geram reclamações
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE LONDRES
Apesar da aprovação da maioria e da melhora aparente no trânsito, surgiram problemas na implantação e ainda há críticas ao
pedágio urbano na região central
de Londres.
Com 300 ônibus a mais em circulação, a prefeitura diz que a demanda é atendida. Mas os passageiros reclamam que os ônibus
estão lotados.
"Na hora do rush é impossível,
os ônibus passam cheios e não se
consegue entrar. Ou se vai para o
ponto antes das 8h da manhã ou
se chega atrasada no trabalho",
diz Maria Maxwel em meio a um
grupo de passageiros parados em
um ponto do ônibus no centro.
Os pequenos empresários também se queixam do aumento de
custos. A Federação de Pequenas
Empresas afirma que os efeitos
são especialmente duros para as
firmas que operam com entregas
ou que dependem de transporte
de mercadorias.
Pagar por hábito
A prefeitura encomendou um
estudo para avaliar o impacto do
pedágio. A consultoria Steer Davies Gleave fez uma pesquisa antes da implantação da medida e
agora coleta novas informações
para avaliar o efeito sobre empresas, emprego, preços de propriedades, estacionamentos, escolas,
hospitais e transportes de carga.
Os resultados saem em agosto.
Sem essa avaliação, ainda não é
possível saber com certeza qual
foi o impacto econômico, mas a
queda nas reclamações indica que
o pedágio foi aceito.
"Acabamos nos acostumando a
pagar para usar um recurso escasso. Há 20 anos, ninguém aceitava
pagar estacionamento, mas agora
ninguém imagina ir ao centro e
estacionar sem pagar", diz Sérgio
Chiquetto, engenheiro da consultoria que fez a pesquisa.
Houve problemas de cobranças
indevidas de pedágio, mas a prefeitura afirma que as câmeras fotográficas estão sendo ajustadas e
que isso não ocorre mais.
Outra dificuldade foi o surgimento de esquemas de placas falsas -considerado falsidade ideológica com intenção criminosa-,
mas a fiscalização já teria contido
o problema, segundo a prefeitura.
Texto Anterior: Europa: Londrinos aprovam pedágio no centro Próximo Texto: Caça-níqueis: Em crise fiscal, Nova York fomenta indústria da multa Índice
|