São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

ONU renova o mandato de força em Darfur

DA REDAÇÃO

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na noite de ontem uma resolução que renova por um ano o mandato da missão de paz na região de Darfur, no Sudão, onde um conflito opõe desde 2003 milícias apoiadas por tropas de Cartum e forças rebeldes apoiada pelos vizinhos.
Catorze membros do CS votaram a favor. Os EUA se abstiveram por discordarem de um parágrafo que abre caminho para a suspensão, em nome da paz, do indiciamento por genocídio do presidente Omar Bashir no Tribunal Penal Internacional.
Tido como um dos responsáveis por um conflito que deixou 300 mil mortos e 2 milhões de refugiados em cinco anos, Bashir é o primeiro presidente em exercício formalmente acusado pelo tribunal e teve mandado de prisão solicitado pelo procurador Luis Moreno-Ocampo.
A decisão deveria sair em três meses, mas analistas avaliam que o processo perde força com a resolução da ONU. O texto ressaltou a preocupação com as "potenciais conseqüências para a paz na região" que teria o julgamento de Bashir. Temia-se que tropas sudanesas retaliassem contra agentes humanitários e soldados da ONU.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Lugo entrega a Brasil pedidos sobre Itaipu
Próximo Texto: Sucessão nos EUA/ À flor da pele: Obama bate boca com ativista negro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.