São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perdedor de prévias, Paul atrai 10 mil a comício alternativo

DO ENVIADO A ST. PAUL

O congressista texano Ron Paul, pré-candidato republicano à Presidência que ganhou destaque na imprensa por seus ataques enfáticos aos concorrentes do partido, reuniu cerca de 10 mil simpatizantes em seu "comício pela República", ontem, em Minneapolis.
Na cidade vizinha a St. Paul, onde John McCain protagoniza a Convenção Republicana, ele atacou os candidatos e disse que gostaria de fundar um novo partido. "Esse sistema de dois grandes partidos nos EUA faz que o eleitor não tenha opção, porque os dois são iguais", disse. Em debates, Paul causou polêmica ao dizer que os ataques do 11 de Setembro (que deixaram cerca de 3.000 mortos) foram motivados pela interferência dos EUA no Oriente Médio.
Fenômeno na internet, Paul conquistou 1,2 milhão de votos e US$ 34,5 milhões em doações, mais do que colegas de maior destaque, como o ex-governador Mike Huckabee, que venceu a primeira prévia republicana, em Iowa.
Na platéia, chamava a atenção o número de jovens eleitores. O casal Andrea, 26, e Tim, 26, chegou lá fantasiado "com roupas do tempo colonial, para recuperar nossas raízes". Eles apóiam a posição de Paul sobre imigração. "Nós somos um país de imigrantes, mas não saia de seu país para vir aqui ilegalmente e pense que não será punido", disse ela à Folha.
"E os EUA não devem interferir no mundo como fazem. Por que precisamos espalhar nossa democracia? O que ganhamos com isso? Cada povo tem o direito de decidir o que quer", disse Tim. (DB)


Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Chapa quente: McCain defende vice em meio a chuva de revelações negativas
Próximo Texto: Americanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.