São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixada do Brasil no Chile sofre ataque com bomba

DE BUENOS AIRES

Uma bomba de fabricação caseira explodiu na madrugada de ontem em frente à Embaixada do Brasil no Chile, em Santiago, destruindo os vidros da entrada e de algumas salas, mas sem deixar feridos. Câmeras de segurança registraram que à 0h23 uma pessoa encapuzada passou uma bolsa entre as grades da embaixada. Cinco minutos depois, o artefato explodiu.
À Folha o embaixador do Brasil no Chile, Mario Vilalva, afirmou que ainda não há nenhuma hipótese para explicar o fato. "Não há nenhum atrito entre os dois países, e o ataque não tem nenhum significado para a relação bilateral."
O embaixador também não acredita que o ato tenha relação com a manifestação de estudantes que, há três semanas, entraram na embaixada brasileira para realizar um protesto contra a lei de educação chilena. "Acredito que foi um fato isolado, já que não recebemos nenhuma ameaça anterior e ninguém reivindicou a ação."
O subsecretário do Interior do Chile, Felipe Harboe, afirmou que algum grupo anarquista deve assumir a autoria do ataque. "É provável que apareça algum grupo apresentando o nome de um anarquista da década de 30 ou de 40, como tem sido costume", disse.
Anarquistas reivindicaram um ataque à embaixada britânica no ano passado e geraram confusão com uma série de alarmes falsos de bombas em março.
(ADRIANA KÜCHLER)



Texto Anterior: Justiça da Venezuela ratifica impugnações
Próximo Texto: Morales pede unidade em dia da pátria, mas é barrado em festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.