UOL


São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taiwan registra maior número de casos em 1 dia

DA REDAÇÃO

A Organização Mundial da Saúde anunciou ontem que novos casos de Sars surgiram entre moradores de Taiwan que não teriam mantido contato com portadores da doença. Segundo a OMS, os novos casos indicam que as autoridades de Taipé estão perdendo controle sobre a epidemia e já não conseguem isolar a tempo pacientes com sintomas da síndrome respiratória aguda grave.
Quatro pessoas morreram ontem em Taiwan, e 23 casos foram registrados na região, o maior número em um só dia.
Na China, mais cinco pessoas morreram e surgiram 85 novos casos. Apesar disso, o governo chinês disse que começa a controlar a epidemia, afirmação que a OMS não confirma.
A entidade apontou falhas nos dados sobre pelo menos metade das vítimas de Sars em Pequim e disse que as autoridades têm de explicar como essas pessoas contraíram a doença.
"Isso significa que não se sabe o que está acontecendo. Sem que ninguém saiba, a epidemia pode estar se espalhando em uma direção", disse Mangai Balasegaram, uma porta-voz da OMS na capital chinesa.
Até agora, a epidemia, que já matou 526 pessoas, atingiu 31 países, registrando mais de 7.200 casos da doença.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sars abala estruturas políticas da China
Próximo Texto: Oriente Médio: Plano de paz é controverso, diz Powell
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.